sexta-feira, 9 de abril de 2010

Percy Jackson e a maior banhada dos últimos tempos


Quando ouvi falar deste rapazinho, Percy Jackson, fiquei deveras curiosa. Eu sou fã dos livros do Harry Potter e acho que os filmes têm sido muito bem conseguidos. Tendo também estudado Latim e Cultura Clássica na faculdade achei que a combinação seria interessante.
Como de costume, quis primeiro ler o livro e só depois ver o filme. E ainda bem!
O livro é levezinho, a qualidade da escrita não se compara, na minha opinião, com a J. K. Rowling e a aventura não nos faz suster a respiração mas mantém-nos entretidos e divertidos ao longo do livro.
Ora qual não é o meu espanto quando fui ver o filme e a estória foi completamente usurpada. Uma coisa é alterar pequenos pormenores ou cortar alguns momentos para fazer com que a adaptação ao filme funcione, outra coisa é mudar completamente o contexto, os personagens e o enredo. Questiono-me como é que um autor permite que o seu livro seja alterado tão completamente para a grande tela: dinheiro é a única resposta que consigo encontrar...
E ainda por cima, a estória do livro é bem mais interessante! Não só não gostei do filme como fiquei revoltada com o desrespeito pela obra escrita. Uma competição cega onde vale tudo para fazer render as bilheteiras. Será que os actores se deram ao trabalho de ler o livro antes do guião?? Não me parece.
Se o objectivo era tentar competir com o Harry Potter diria que fracassaram grandemente!

Sem comentários:

Enviar um comentário