Ontem fomos jantar fora e ao cinema. Uma clássica "date night" que tanto gostamos. São estas coisas simples e espontâneas que mantém o namoro vivo quando partilhamos a nossa vida com alguém há 12 anos.
Para jantar fomos comer sashimi a um japonês aqui perto que sabemos não desiludir. O peixe é sempre fresco e de óptima qualidade. O filme seleccionado, depois de uma breve busca sobre o que estava em exibição, foi o "While We're Young". Imaginei que ia ser um daqueles filmes que não nos obriga a pensar muito e nos proporciona algumas gargalhadas. O ideal para o estado de espírito do momento.
Fui surpreendida pois ainda hoje dei por mim a pensar no filme e nos seus personagens. Não é uma obra-prima, nem nada que se pareça, mas aborda o tema da juventude de uma forma muito interessante. Não só do ponto de vista daqueles que chegados aos 40 se julgam ainda umas crianças a fingir de adultos, como também do ponto de vista dos jovens de 20 e poucos anos que cresceram num mundo onde a gratificação é imediata e aprenderam a esperar isso da vida.
Há nestes "novos jovens" talvez um maior egoísmo, uma menor preocupação com o rigor, com a verdade, uma ausência de ponderação nas acções e nas suas consequências. Muitas vezes sobre uma capa de quem se julga acima das regras impostas pela sociedade e quem despreza o que imagina ser comodismo.
O curioso nessa atitude é de que não passa de uma fraude. E eles, iludidos, não conseguem ter consciência disso mesmo ou da hipocrisia dos seus valores.
São os jovens que não lavam o cabelo pois o shampoo tem químicos maléficos mas que depois compram um iPhone 6, assim que este chega às lojas. E não vêem nada de errado ou contraditório neste cenário.
Foi de facto um filme interessante, que me deixou a pensar e a sentir "menos jovem" ;-)
domingo, 17 de maio de 2015
Date Night
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário