terça-feira, 21 de abril de 2009

A arte de saber desenrascar

"Desenrascanco (impossible translation into English) is a Portuguese word used to describe the capacity to improvise in the most extraordinary situations possible, against all odds, resulting in a hypothetical good-enough solution. Portuguese people believe to be one of the most valued virtues of theirs."


 Talvez por ser uma característica tão intrínseca é exasperante quando nos deparamos com pessoas e situações que não têm a capacidade de olhar para fora do quadrado.

 Adora a organização holandesa e sinto-me muito confortável quando sei quais as regras e as sinto cumpridas. Mas são tão certinhos que não conseguem ter o mínimo de flexibilidade mental para resolver situações à partida tão simples...

 Como necessito de melhorar o meu holandês decidi fazer um curso intensivo (9 horas semanais). Aquando da inscrição referi que já falava algum holandês, sendo o meu nível intermédio. Recebi uma carta para fazer um teste e apresentei-me no dia e local marcados. Para minha surpresa, não era um teste de holandês mas sim um teste psicotécnico para avaliar a rapidez de aprendizagem de modo a assim formar os grupos. "Ena pá, estes gajos estão muito à frente", pensei.

 Recebi depois uma carta a informar-me dos horários e do início das aulas. Toda contente, lá fui eu pela manhã para a minha primeira aulinha. Qual não é o meu espanto quando descubro que estou  num grupo de iniciação. 

- "Desculpe professora mas penso que houve um engano, eu devia de estar no nível intermédio..." 

- "Não tenho indicação que tenha feito o teste de língua."

- "De facto, apenas recebi a carta para fazer o teste psicotécnico. Achei estranho que fosse só isso mas como já tinha informado aquando da inscrição de que pretendia um nível intermédio..."

- "Pois mas sem o teste de língua não a podemos colocar no nível seguinte. E este teste tem um custo..."

- "No problem! Compreendo que assim seja e não me importo de pagar."

- "Temos de contactar a administração para marcar o teste."

- "Ok. Mas posso fazer o teste o mais depressa possível (tipo agora!) para me juntar ao grupo intermédio cujas aulas começam também hoje?!"

- "Lamento mas isso não é possível.... Agora só a podemos colocar no grupo de Setembro, pois ainda não fez o teste..."

- "Mas a culpa não foi minha..... Foi um erro administrativo... Não fiz o teste porque ninguém me chamou para teste algum.... Fiz tudo tal e qual a administração me indicou....."

- ".............. Podemos marcar o teste de holandês para dia 15 de Junho......."

- "Ok........... Mas estou muito descontente com a situação e ainda por cima vou ter de esperar mais 5 meses para começar as aulas....." 

- "Compreendo... Jammer :-(..." 


"AAARRRGGGHHHHH......... %#$*$%&*"


 Serei anormal por pensar que um bocadinho mais de flexibilidade não lhes faria mal.... Podia estar a fazer o teste agora e a começar as aulitas amanhã..... mas assim sendo, em Setembro há mais........

     "Inspira, Expira, Inspira, Expira......" LOL

1 comentário:

  1. Se há uma coisa que se pode dizer dos Holandeses é que são extremamente organizados e sabem cumprir regras como ninguém, o problema é quando por qualquer motivo as coisas não correm exactamente como está estabelecido, ai nota-se como são completamente "atados" e como não conseguem fazer nada fora das regras, nem em beneficio proprio!

    ResponderEliminar