quarta-feira, 29 de abril de 2009
Heineken - eeehhheeehhheeehhh
Consciência Ecológica

Recebi hoje no correio um desafio. Um inquérito, iniciativa da TNT (os CTT cá do sítio), acerca da nossa etiqueta energética. Descobri que estou no meio termo e ainda aprendi algumas coisas, tais como: uma sandes de fiambre é mais ecológica que uma sandes de queijo; se se viver a mais de 10 kms do trabalho ajuda-se o ambiente trabalhando um dia a partir de casa (prática muito comum por estes lados...); é mais amigo do ambiente lavar o carro numa lavagem automática do que em casa à mangueirada; cozinhar só para um consome mais energia do que comprar algo já cozinhado no supermercado; devemos desligar o carro quando estamos à espera de algo por mais de 1 minuto; etc, etcterça-feira, 28 de abril de 2009
Dia da Terra
domingo, 26 de abril de 2009
25 de Abril Sempre!
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Quando é que a palavra cabeleireiro e palavra réptil se juntam na mesma frase?!?!

O corte e a cor ficaram bem :-) E o senhor e a sua digníssima esposa eram bastante simpáticos. Coloco a hipótese até de voltar, mas pelo menos desta vez já não serei surpreendida por uma ambiente muito sui generis, aparentemente normal neste país que se preza pela sua tolerância e aceitação.
quinta-feira, 23 de abril de 2009
"He's Just NOT That Into To You"
Ir ao cinema semanalmente (às vezes mais, outras vezes menos...) é um dos meus hobbies de culto. Gosto de ver dramalhões daqueles que fazem chorar as pedras da calçada, adoro comédias daquelas que me fazem rir mesmo quando já cheguei ao parque de estacionamento, gosto de uma comédia romântica para descontrair... Tirando aliens e porrada sou capaz de apreciar todos os géneros cinematográficos.quarta-feira, 22 de abril de 2009
terça-feira, 21 de abril de 2009
A arte de saber desenrascar
"Desenrascanco (impossible translation into English) is a Portuguese word used to describe the capacity to improvise in the most extraordinary situations possible, against all odds, resulting in a hypothetical good-enough solution. Portuguese people believe to be one of the most valued virtues of theirs."
Talvez por ser uma característica tão intrínseca é exasperante quando nos deparamos com pessoas e situações que não têm a capacidade de olhar para fora do quadrado.
Adora a organização holandesa e sinto-me muito confortável quando sei quais as regras e as sinto cumpridas. Mas são tão certinhos que não conseguem ter o mínimo de flexibilidade mental para resolver situações à partida tão simples...
Como necessito de melhorar o meu holandês decidi fazer um curso intensivo (9 horas semanais). Aquando da inscrição referi que já falava algum holandês, sendo o meu nível intermédio. Recebi uma carta para fazer um teste e apresentei-me no dia e local marcados. Para minha surpresa, não era um teste de holandês mas sim um teste psicotécnico para avaliar a rapidez de aprendizagem de modo a assim formar os grupos. "Ena pá, estes gajos estão muito à frente", pensei.
Recebi depois uma carta a informar-me dos horários e do início das aulas. Toda contente, lá fui eu pela manhã para a minha primeira aulinha. Qual não é o meu espanto quando descubro que estou num grupo de iniciação.
- "Desculpe professora mas penso que houve um engano, eu devia de estar no nível intermédio..."
- "Não tenho indicação que tenha feito o teste de língua."
- "De facto, apenas recebi a carta para fazer o teste psicotécnico. Achei estranho que fosse só isso mas como já tinha informado aquando da inscrição de que pretendia um nível intermédio..."
- "Pois mas sem o teste de língua não a podemos colocar no nível seguinte. E este teste tem um custo..."
- "No problem! Compreendo que assim seja e não me importo de pagar."
- "Temos de contactar a administração para marcar o teste."
- "Ok. Mas posso fazer o teste o mais depressa possível (tipo agora!) para me juntar ao grupo intermédio cujas aulas começam também hoje?!"
- "Lamento mas isso não é possível.... Agora só a podemos colocar no grupo de Setembro, pois ainda não fez o teste..."
- "Mas a culpa não foi minha..... Foi um erro administrativo... Não fiz o teste porque ninguém me chamou para teste algum.... Fiz tudo tal e qual a administração me indicou....."
- ".............. Podemos marcar o teste de holandês para dia 15 de Junho......."
- "Ok........... Mas estou muito descontente com a situação e ainda por cima vou ter de esperar mais 5 meses para começar as aulas....."
- "Compreendo... Jammer :-(..."
"AAARRRGGGHHHHH......... %#$*$%&*"
Serei anormal por pensar que um bocadinho mais de flexibilidade não lhes faria mal.... Podia estar a fazer o teste agora e a começar as aulitas amanhã..... mas assim sendo, em Setembro há mais........
"Inspira, Expira, Inspira, Expira......" LOL
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Leituras minhas...
O meu hobby favorito é sem dúvida a leitura. Poder navegar num mundo imaginário e conhecer cada personagem tão bem ou melhor que os nossos próprios amigos de carne e osso... É curioso como esses universos paralelos nos marcam, emocionam e até mesmo nos influenciam.
Apesar de ter estudado literatura na faculdade não tenho por hábito criticar um livro do ponto de vista literário: género "o uso excessivo da metáfora denota uma incapacidade do autor em expressar a complexidade dos sentimentos do eu", "reparem no recurso constante da hipérbole como forma de subjectivar a importância que se dá à dimensão psicológica da personagem", etc.
Gosto de me deixar envolver pela história e ser surpreendida pelas suas reviravoltas. Aprecio quem sabe escrever pelo modo como me prende a um livro e me faz visualizar e vivenciar a história. Identifico de facto alguns recursos, figuras de estilo e artimanhas mas não as valorizo de sobremaneira.
Aqui vos deixo com as minhas últimas leituras:

O Último Ano em Luanda é um romance histórico que retrata a vida dos portugueses e angolanos após a Revolução de 25 de Abril de 1974. As consequências que a revolução e o rebuliço político que se vivia em Lisboa teve em Luanda atingiram proporções desastrosas o que levou a tantas mortes inocentes.
