quinta-feira, 9 de abril de 2015

À descoberta de Albany

   A visita a Albany tinha apenas e somente o intuito de conhecer a bebé E. e passar uns dias com a N. Não tínhamos por isso grandes expectativas em relação à cidade ou arredores, embora já soubesse que as praias da zona eram muito bonitas. Por isso, fomos agradavelmente surpreendidos!
   Fomos visitar o Whale World que nos foi descrito como Auschwitz para baleias. E no fundo, era disso que se tratava, nada mais nada menos que uma estação de caça, captura e desmembramento de baleias. A localização é idílica mas a história do que lá se passou é sangrenta e cruel.

Whale World 
Whale World

Whale World

Whale World
   
   Albany teve uma grande importância na História da Austrália pois foi da sua baía que partiram as embarcações australianas e neo-zelandesas (ANZAC) rumo à I Guerra Mundial. Muitos destes soldados foram para batalhas como Galipolli onde foram "abandonados à sorte" e de onde poucos regressaram. Isso ainda hoje tem um grande peso na cultura australiana e no cimo do Mount Clarence, onde se tem uma vista privilegiada sobre a baía, foi construído um museu dedicado aos Anzacs, o National Anzac Centre.
   Este museu é interactivo e muito interessante. À entrada cada um recebe um cartão com um um militar e ao longo da visita vamos descobrindo a sua história. Torna a visita mais real e personalizada e muito mais cativante.

Mount Clarence

Mount Clarence

   Esta estátua à entrada do museu é feita com cartas verdadeiras dos soldados para as suas famílias. Adorei lê-las embora fosse, de facto, muito triste...


The National Anzac Centre

The National Anzac Centre

   E no fim-de-semana fomos fazer um passatempo muito australiano: Bush Bashing! No fundo é passear de 4x4 no meio do mato. Andámos pelo West Cape Howe National Park e fomos ao ponto mais a sul da Western Australia. Chegados à beira do precipício há que se deitar de barriga no chão e olhar para baixo. Não há coragem para o fazer de pé, não vá uma rajada de vento nos fazer levantar voo ;-p
   A paisagem é lindíssima mas impõe respeito! Eu não tenho propriamente medo de alturas mas seria tola se não olhasse à minha volta e não tomasse consciência do quão pequenos somos perante a mãe Natureza.

Torbay Head - West Cape Howe National Park

Torbay Head - West Cape Howe National Park

Shelley Beach

   E depois de mais paragem num miradouro seguimos rumo à praia. Seguimos para uma praia pequena e deserta, onde temos de descer uma enorme rocha para aceder à areia. A água estava fantástica mas as correntes eram bem fortes. Ficámos lá a relaxar, a aproveitar o pequeno paraíso reservados para nós naquele Sábado de manhã. Às tantas chegou um barco junto da praia e perguntou-nos se queríamos peixe. Ninguém quis nadar até lá pelo que agradecemos a simpatia do pescador e voltámos ao dolce faire niente :-)

Dunsky Beach

Dunsky Beach

Dunsky Beach

2 comentários:

  1. Adoro estes passeios virtuais que me fazem conhecer um pouco mais, de uma das minhas viagens de sonho.... Ir à Austrália!!! :) A cor da água dá cabo de mim!!!!!!! :P lol Fotos lindas! Paraíso!! :) "Esquecendo" um pouco a parte da visita ao "Whale World" claro....Mas felizmente agora apenas serve para contar o que se fazia no passado! :)
    Bom fim de semana e boas leituras! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se puderes vem mesmo! É todo um continente, com tanto para ver, com tanta magia e tanta diversidade de flora e fauna :-) Sou uma sortuda por poder ir descobrindo este país aos poucos!
      Beijinhos

      Eliminar