sábado, 14 de julho de 2012

2 anos em Terras de Sua Majestade


   A semana passada fez dois anos que estamos a viver no Reino Unido. Embora o próprio dia tenha passado sem grandes eventos lembrei-me depois da data e dei por mim a fazer uma pequeno balanço. Se há um ano atrás ainda estava a lidar com a mudança este ano sinto que de facto foi a decisão acertada.
   Embora o Inverno e o Verão inexistente ainda me dêem cabo do sistema, o facto é que 4 anos na Holanda foram um grande estágio a todos os níveis. E o engraçado é que quando agora me cruzo com  outros portugueses que se queixam da falta de sol, da pouca escolha nos supermercados, do pão, etc., eu posso sorrir e dizer que já vivi (e sobrevivi!) pior ;-p Em muitos sentidos a Inglaterra é uma melhoria.
   Já o mesmo não se pode dizer em relação à segurança (ou sentimento de segurança), à limpeza dos espaços públicos e à organização em geral...
   Mas o mais importante é que sinto que consegui criar aqui o meu espaço e "sentir-me em casa". 

   Para quem vive longe o sentimento de "casa" é sempre muito complexo e deixa de ser claro. As raízes, a cultura, os genes falam muito alto mas cada vez o desfasamento com a realidade portuguesa é maior. Simultaneamente cresce um sentimento de orgulho daquilo que é nosso e não deixamos passar uma oportunidade para marcar a nossa diferença e dizer de peito cheio, eu sou diferente pois sou portuguesa! 
   
   A minha casa física já não é em Lisboa e o meu porto seguro está onde eu estiver... Lisboa será sempre a minha cidade pois está cravada no meu peito e corre nas minhas veias...
   
   Como dizia o outro sou uma cidadã do mundo. O Reino Unido é o quarto país onde já vivi e possivelmente não o último. Estas mudanças que alguns podem ver como instabilidade, insatisfação ou sei mais lá o quê, fizeram de mim uma pessoa mais tolerante, mais conhecedora das diferenças e semelhanças entre seres humanos, mais rica e principalmente permitiram-me alargar horizontes. 

   Quando olho para trás para aquela menina que vivia na Av. Almirante Reis e ia a pé para a escola primária do  Largo do Leão tenho vontade de lhe dizer que há um mundo inteiro à sua espera...
   

6 comentários:

  1. Onde vais estar daqui a 3 anos? e 6 anos?

    Escreve aqui e cá voltarás para ver se acertaste :)

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. A sério?! Que grande coincidência!!! Eu ainda andei na velha até à terceira classe e fui inaugurar a nova (do outro lado da rua) na quarta!

      Eliminar
    2. Entrei em 1987 para a 3ª classe, na turma de Professora Isolina.

      Eliminar
    3. Ainda nos devemos de ter lá cruzado ;-) eu entrei em 83 e fiz lá a primaria toda com a professora Ermelinda, que era já estava a caminho da reforma e vinha do Alentejo!

      Eliminar
  3. Eugénio, nem tenho a mais pálida ideia... Há 3 anos atrás não imaginaria estar em Inglaterra e contudo cá estou... A minha vida tem dado tanta volta que já aprendi a não fazer grandes, previsões ou prognósticos ;-)

    ResponderEliminar