Os ingleses são mestres do politicamente correcto e chegam até a levá-lo a extremos ridículos com medo de ferir susceptibilidades. É claro que considero importante a sensibilidade, o respeito e a boa educação mas como se costuma dizer quanto mais nos baixamos mais se vêem as cuecas... (Mas isto daria muito pano para mangas ;p)
Por cá eles têm uma legislação chamada Equal Opportunities que protege os cidadãos contra discriminação por raça, sexo, orientação sexual, religião, idade e/ou deficiência. Ora, é claro, que não podia estar mais de acordo. Contudo, temos de estar a responder a estas questões constantemente em tudo o que seja documento ou processo oficial, desde tirar o número de contribuinte, a concorrer a um emprego, etc.
O mais engraçado é que em relação à raça as opções, entre outras, são White-British; White-Scottish; White-Irish; etc. e só depois White-Other, categoria na qual naturalmente me enquadro. Esta distinção faz-me lembrar um amigo português que nasceu em Moçambique e que conta que lá eram apelidados de "brancos de segunda" por terem nascido em África ;))
E muitas vezes em relação ao sexo também há três opções: Male; Female; e Undisclosed. Afinal de contas, a tradição já não é o que era, LOL
Existiam os brancos de segunda mas penso que não era com o significado que o teu amigo diz mas sim quando não tinham a mesma oportunidade que os outros. Posso estar enganada mas...É que eu nasci em Moçambique. Beijinhos
ResponderEliminarOi! Descobri agora mm o teu blog e adorei. Tenho a dizer que eu num futuro próximo vou para inglaterra e tive que m inscrever na NMC e qual não é o meu espanto qd m perguntam a minha raça, orientação sexual, religião. Fiquei chocada, confesso, porque para mim de certa forma sinto-me violada, porque é algo que é muito pessoal, não tenho que revelar a ninguém. Dizem eles que é para questões estatísticas.
ResponderEliminarOlá Patrícia C.,
ResponderEliminarBem-vinda!
Pois, de facto, para nós é chocante pois não estamos habituados a tais perguntas. Contudo, na maior parte dos sítios existe uma opção para quem não quer responder por questões de privacidade.
Boa sorte na tua futura "incursão" por terras inglesas :)
Olá, Ceres!
ResponderEliminarObrigado e espero ter uma boa "incursão" por terras de sua majestade. E realmente eles dão a opção "prefer not answer" mas é como tu dizes não estamos habituadas que nos perguntem.
Pelo que vi no mapa vamos ser quase vizinhas. Eu irei para Luton trabalhar.
Adeus, continuarei a ver o teu blog.
Que coincidência ;) Luton é mesmo pertinho de mim, cerca de 15 minutos, +/-. Quando chegares diz alguma coisa!!!
ResponderEliminarTudo a correr bem :))
Realmente foi mm uma coincidência. Eu sou seguidora de um blog que se chama A vontade de regresso e no outro dia estava a ver os blogs que a autora segue e encontrei o teu. O nome foi o que chamou logo à atenção, tendo em conta que o meu chama-se Anatomia d'Agulha. Lol Fiquei curiosa. Então comecei a ler os teus posts e percebi que estavas a morar em Inglaterra. Devo-te dizer que ri-me com o post onde falavas sobre quando conduziste pela primeira vez um carro aí. Pronto e depois quando vi as fotos da vila fiquei com curiosidade em ver aonde ficava e reparei que ficava mm perto de Luton.
ResponderEliminarE foi assim...
Felicidades e tudo a correr bem para ti tb!
Que giro :)
ResponderEliminarAcreditas que já conheci uma outra portuguesa que mora aqui pertinho através do blog?! E ela também veio cá parar por causa das agulhas, embora no caso dela sejam de costura ;) (as minhas são de acupunctura!)
Qualquer dúvida que tenhas ou alguma coisa que precises de cá e que eu possa ajudar, dispõe! O meu mail está aí no perfil por isso ficas desde já à vontade!
Beijinhos
Que engraçado! Bem as minhas agulhas são as utilizadas para dar injecções em pacientes (sou enfermeira), mas não deixam de ser agulhas.
ResponderEliminarMuito obrigada pela disponibilidade!
Beijinhos.
De nada! Dispõe :))
ResponderEliminarBoa noite, desculpa esta invasão, mas estou mesmo consumido por blogs de pessoal que esteja no UK. Como futuro enfermeiro, esta "guerra" de agulhas deixou-me com um sorriso, pois após término da Licenciatura queria fazer uma pós-graduação em acupunctura ou shiatsu. Mas o desejo de emigrar para terras de sua Majestada está a deixar por terras a vontade da pós graduação, a verdade é que dinheiro é preciso e em portugal não o ia consegui. Portanto pergunto-te a ti Ceres, se há cursos desta natureza por aí, apenas por curiosidade.
ResponderEliminarBelo blog.
Cheers ;)
Olá Caesar,
ResponderEliminarBem-vindo! De facto aqui existem vários cursos de medicina chinesa e sei até que a universidade de westminster tem uma licenciatura e tudo. O problema são as propinas que são altíssimas e proibitivas... A meu ver, claro!
Qualquer outra dúvida não hesites! Se eu poder esclarecer será com muito gosto :)
Cheers ;p