sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Schatje, ben ik terug!

Finalmente recomeçaram as aulas de holandês!

Depois de todo este filme, lá fiz o teste de holandês e comprovei aquilo que dizia, o meu nível é, neste momento, intermédio. Com os resultados do teste na mão ainda tive que esperar dois meses e meio pois a pessoa que trata das inscrições estava de férias! Quando a senhora regressou lá fui eu munida de toda a documentação para uma reunião que durou 5 minutos... E saio de lá sem qualquer confirmação: "Talvez ainda haja lugar no grupo que inicia em Setembro. Vá para casa e aguarda a nossa carta." Ai que nervos.............

Mas a cartinha chegou esta semana. E as aulas começaram ontem :) Para já ainda não há muito a referir. O nível parece-me o adequado, um dos professores (são dois, mais o assistente!) sabe imenso de gramática e explica as coisas com uma simplicidade desarmante: "Epá, se assim é porque é que eu ainda não tinha entendido! Daahhh..." O grupo é pequeno e multicultural: Iraque, Estónia, Turquia, Tailândia, Brasil, Polónia... um pouco de tudo como na farmácia ;-p
Espero que seja desta que o meu aviãozinho ganhe balanço e levante voo de uma vez por todas! O problema aqui é a falta de oportunidade para praticar. Toda a gente fala inglês e quando se apercebem que somos estrangeiros deixam logo de falar holandês. Os amigos são também eles multiculturais logo fala-se quase sempre o inglês. E depois fica-se neste limbo em que nos falta vocabulário e destreza para ser fluente mas em que já entendemos a maior parte do que nos é dito (dependendo do sotaque e da velocidade, há pessoas que falam falam e eu não percebo nada!) e do que está escrito. É um patamar estranho e chato, por isso quero deixá-lo para trás o quanto antes!
Practice Makes Perfect!

Foto: Retirada da net

4 comentários:

  1. Het Nederlandse taal is niet zo moeilijk om te leren.
    Eeen jaar is meer dan voldoende.
    Een tip:
    Woorden met "cao" in het portuguees zijn worden met "tie" in het nederlands.
    Bijvoorbeeld, informacao/informatie, declaracao/declaratie, solicitacao/solicitatie, etc.
    Er zijn toch veel uitzonderingen.

    Agora em tugues, lol, faz um ano em Novembro que comecei a estudar holandes, á borla, com 3 aulas de 3h por semana, e acho que me safei bem, mas falo muito pouco fora das aulas. No trabalho, o ambiente é internacional e o ingles é rei, mas lá vou falando no ginásio, com alguns amigos e com o cunhado da minha esposa, que é de Tilburg, e dá para ir treinando. Mas tambem não stresso muito com isso.
    Duas palavras importantes a aprender sao gratis e korting. lol
    Succes

    ResponderEliminar
  2. Heel goede Nederlands ;-p

    Pois o meu problema é que durante muito tempo só tive uma aulinha de hora e meia por semana. Não é suficiente... Principlamente quando o ambiente de trabalho é inglês.

    Mas é desta!

    ResponderEliminar
  3. Ai essa coisa que escreveste quer dizer, que as aulas recomeçaram? Se tu dizes eu acredito. Que língua mais esquisita. Mas deve ser bom para quem tem ideia de estar por aí uns tempos,saber falar a língua deles. Já tinha ouvido, que mal que se apercebem que a pessoa é estrangeira, falam logo em inglês. Asssim não dá muito para praticar.Ceres, bom f. de semana. Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Nem por isso, o título quer dizer: "Honey, I am back!"

    Mas é uma língua de cão, lol Os sons são muito guturais e muito diferente das línguas românicas.

    Bom fim-de-semana também para ti :))

    ResponderEliminar