domingo, 9 de agosto de 2015

Tennant Creek

   A nossa próxima paragem foi em Tennant Creek, que é a maior povoação (depois de Katherine) a caminho de Alice Springs. Esta povoação existe devido à necessidade de haver um posto telegráfico a meio do caminho (Darwin -  Alice Springs) e por isso não estávamos à espera de muito nesta paragem,  apenas de uma oportunidade para descansar.
   Acordámos cedo com o zumbido do vento e sentimos frio pela primeira vez nesta nossa viagem.  Olhei pela janela da nossa autocaravana e vi os ramos das árvores a abanar com força e confesso que foi preciso coragem para sair debaixo do edredon.
   Depois do pequeno almoço fomos visitar uma galeria de arte aborígene. O espaço é enorme mas está um pouco abandonado,  o café está fechado e apenas a loja da galeria estava aberta.  Havia peças interessantes e alguma referência aos artistas.  Em busca de um café pela rua principal acabámos por encontrar um café grego e comer uma baklava ;-)


   Seguimos depois para o miradouro e para a antiga mina.  As visitas guiadas dentro da mina só ocorrem duas vezes por dia como não nos apeteceu esperar e ficámo-nos pelo museu.  Foi uma surpresa super agradável pois não estávamos à espera de ver tantos e diferentes  minerais.




   Conduzimos um pouco e fomos às The Peebles (Kunjarra) que é uma zona sagrada onde são celebrados rituais femininos aborígenes.  As muitas  "pedras" espalhadas num solo árido,  vermelho e seco é de facto impressionante.  É perfeitamente compreensível que para um povo que sempre viveu no meio do deserto estas ocorrências apenas possam ser explicadas como que por magia.





   À noite,  havia um espectáculo no parque de campismo: Jimmy, the bush tucker poet.  O cartaz dizia para trazer um prato e uma caneca e a entrada era $5. Curiosos, fomos e em boa hora o fizemos pois foi super divertido.  O Jimmy é um antigo stockman, nascido e criado no bush, que apesar de não saber ler ou escrever compõe poesia. O seu sentido de humor é apuradissímo e os seus poemas impressionantes para quem apenas os pode construir e guardar em pensamento. Serviu-nos bush nettle tea,  pão cozido na fogueira e deu-nos a provar algumas plantas que se podem comer no deserto,  tais como bush coconut.  Um verddeiro one man show :-)


    Para quem não esperava muito de Tennant Creek foi um dia em cheio!

Sem comentários:

Enviar um comentário