Vou sabendo dos espectáculos que estão em cena nesta cidade através da publicidade nos autocarros! Quando vi que Os Miseráveis iam estar em cena fiquei logo cheia de vontade de ir ao teatro. Curiosamente, não conhecia a história nem nunca tinha visto nenhuma adaptação cinematográfica (nem mesmo com o jeitoso do Hugh Jackman!) por isso decidi ler o livro em primeiro lugar.
A leitura foi um misto de prazer e tortura ;-) O enredo e o desenrolar da acção, bem como a evolução das personagens, são muito interessantes e intrigantes mas pelo meio há muitas descrições pormenorizadas sobre tudo e mais alguma coisa que me deixaram enfadada. Dei por mim, pela primeira vez na vida, a passar à frente páginas de um livro não lidas e a ler na diagonal alguns excertos.
Nunca tal me tinha acontecido com nenhum outro livro anteriormente e foi uma sensação estranha mas confesso que não tenho interesse em ler 5 capítulos dedicados aos diferentes sotaques e pronúncias de Paris, ou três capítulos que descrevem a rede de esgotos da cidade.
Terminei o livro, não na íntegra ;-p, e comprei bilhetes para irmos ao teatro. O musical é bastante fiel à história e a produção foi excelente. O efeito de comic relief pelos personagens mais detestáveis no livro, os Thenardiers, foi uma boa surpresa e muito bem conseguido.
Um dramalhão que cantado parece menos cruel. Uma lição de bondade e elevado código moral que não encontramos no nosso mundo actual. Afinal de contas, hoje também já ninguém morre de amor...
Sem comentários:
Enviar um comentário