quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

As minhas mais recentes leituras

 
O meu escritório e alguns dos livros mais viajados de sempre ;-p

  Os últimos tempos têm sido bastante frutíferos no que diz respeito a leitura. Deixo-vos aqui alguns títulos e sugestões para as férias de Natal ;-)

Citadel - Kate Moss
Já tinha lido alguns livros da Kate Moss e gosto muito da sua escrita. Este livro é passado durante a Segunda Guerra Mundial e fala um pouco da resistência francesa. A estória leva-nos a um universo onde rapidamente se perde a inocência e onde é impossível viver indiferente às injustiças. Jovens que vêem os seus futuros destruídos e que apesar do medo e do cansaço sentem que têm de lutar.

Maya´s Notebook - Isabel Allende
Desta feita, Isabel Allende dá voz a uma adolescente rebelde que se deixa dominar pelos sentimentos intensos que não sabe processar. Em busca de si mesma, e de uma forma de resolver as dores que lhe apertam o peito, mete-se em verdadeiros e complexos sarilhos. Acaba por ter de aceitar refúgio numa terra remota no Chile onde a vida tem o seu próprio ritmo e onde aprende a crescer.

Inferno - Dan Brown
Dan Brown volta à sua fórmula de sucesso com um mistério por desvendar, o professor universitário, a bela e o malvado. Sim, é mais do mesmo... mas o tema do livro é interessante (a sobrepopulação do planeta) e acabamos por ficar presos à acção e a curiosidade faz com que nos custe pousar o livro.

The Rembrandt Affair - Daniel Silva
Curiosamente, tinha acabado de ler este livro quando ouvi a notícia dos muitos quadros valiosos que foram encontrados e que tinham sido "desviados" por nazis. Pois neste livro o mercenário Allon (personagem recorrente nos livros de Daniel Silva) vai em busca de um quadro de Rembrandt que está desaparecido desde a Segunda Guerra Mundial e que esconde segredos sobre algumas actividades que os alemães usaram, durante a guerra, para enriquecer os seus próprios bolsos. É um livro intrigante e com uma estória de fundo que nos transporta de novo ao universo de injustiça e de malvadez da guerra.

The Satanic Verses - Salman Rushdie
Há pouco tempo atrás apanhei uma reportagem na televisão acerca da vida do Salman Rushdie. Falava das ameaças de morte após a publicação deste livro, do seu exílio, do impacto que isso teve nos seus familiares. Decidi que estava na altura de ler o livro que estava na base de tanta controvérsia.
O livro não tem uma leitura fácil pois são muitos os personagens, complexos todos eles, muitos os locais, muitos os tempos. Mas percebi porque é que o mundo islâmico não estava preparado para este livro, afinal de contas são apontados muitos dedos em riste. Desde o escriba do profeta que altera os textos divinos ao arcanjo que comete suicídio pois acredita sofrer de alucinações.

O Tímido e as Mulheres - Pepetela
Como sempre, o Pepetela não desilude. É um livro pequeno e com uma estória aparentemente simples. Contudo, o retrato da Luanda actual, onde a corrupção dita as regras, os prédios crescem como cogumelos e os políticos compram votos com barris de cerveja, é imperdível.

Life & Laughing - Michael McIntyre
Quando fomos assistir ao espectáculo ao vivo do Michael McIntyre uma colega disse-me que estava a ler o livro dele e que estava a achar bastante divertido. Fiquei curiosa e de facto muitas foram as gargalhadas que dei a ler o livro. A vida dele é de facto cheia de momentos cómicos que enriqueceram sua comédia. Mas há também uma parte bastante séria que tem a ver com o seu percurso como stand-up comedian. Foram 7 anos duros, com muitas rejeições, até à oportunidade que lhe abriu as portas ao sucesso que hoje tem. É muito interessante conhecer um pouco mais do homem por detrás da piada.

   E no Domingo chega a mãe do Homer de Portugal e na mala vêm mais alguns livrinhos para mim :D

7 comentários:

  1. Adoro o teu escritório, muito giro Maria! Cheio de bruxinhas, as always ;)
    Tenho uma colecção de Daniel Silva pra ler que upa upa, mas agora ando embrenhada em Pearl S. Buck. A Senhora escrevia que se desunhava, ah!
    Beijos grandes e bom natal ;) Se é que se sente Natal nos trópicos :D

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Com este calor é difícil sentir o espírito natalício. Apesar das lojas enfeitadas os presentes de natal em vez de serem pantufas, cachecóis e luvas são bóias, brinquedos de praia e acessórios de BBQ ;-)
      Beijinhos grandes e boas festas!!!

      Eliminar
    2. Que estranho, se me dessem uma bóia no Natal ou um bikini em vez dum par de meias :)) Enfim, sempre a absorver diferenças :) beijos!

      Eliminar
    3. A vantagem disto tudo é que como não nos parece ser Natal (aquele Natal a que estamos habituados...) as saudades não apertam tão forte ;-p

      Eliminar
    4. Já tinha pensado nisso ;) Qdo comeres o bacalhau no dia 24 até te vai saber estranho :D beijão!

      Eliminar
    5. No ano passado o almoço de Natal foi Sashimi ;-)

      Eliminar