sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Dias assinalados no calendário

Surfer´s Paradise, Gold Coast - Julho 2013
   Eu sou daquelas pessoas que dá importância a datas. Não ao ponto de saber o dia em que conheci alguém, ou sequer me lembrar da última vez que fui ao cabeleireiro, mas lembro-me sempre das datas que marcaram um passo importante na minha vida.
   Ontem fez 24 anos que cheguei aos Estados Unidos e que pela primeira vez comecei uma experiência de emigrante. Tinha 12 anos, tinha acabado o 6º ano e lembro-me da excitação e do medo de ir viver num país novo. Claro que na altura a escolha não foi minha (foi dos meus pais) mas lembro-me que encarei a experiência de braços abertos. Não queria deixar as minha amiguinhas e a família que ficou em Portugal mas a descoberta de um mundo novo foi o suficiente para encarar a mudança positivamente.
   Passado um mês comecei as aulas numa escola americana, numa língua que me era ainda muito estranha. Em poucos meses não só aprendi uma língua que me tem sido muitíssimo útil desde então, como descobri em mim uma facilidade de adaptação incrível.
   Hoje vejo  o quanto esta experiência me marcou e me ensinou em tão tenra idade. Aprendi que a vida dá muitas voltas e que aquilo que temos como seguro hoje pode não o ser amanhã, aprendi a começar de novo, a descobrir novas formas de estar, a respeitar diferentes perspectivas, valores e ideais, e acima de tudo aprendi que as minhas raízes e aquilo que me é querido está sempre comigo onde quer que eu esteja.
   Vejo os dois anos que vivi nos States como enriquecedores, em especial numa personalidade que ainda se estava a formar. Vejo esta experiência como uma grande lição. Agradeço a oportunidade de ter aprendido inglês tão nova e de uma forma tão orgânica. Ainda hoje quando me ouvem a falar inglês me perguntam muitas vezes se sou americana ;-p Também já me perguntaram várias vezes se era canadiana ou irlandesa, lol (I have no idea why...)

3 comentários:

  1. Há coisas que vivemos que têm um propósito muito útil ;)

    ResponderEliminar
  2. Ola, q engracado eu em Outubro tb faco 24 anos q cheguei ao Canada, tinha quase da mesma idade,14. Qd acabei a universidade fui ate Portugal e fiquei por la 2 anos... Regressei e hoje nao penso em voltar senao de Ferias claro....

    ResponderEliminar