quarta-feira, 8 de maio de 2013

Os clássicos


Nesta onda de leitura compulsiva também me tenho virado para os clássicos. Estes podem ser descarregados no iBooks e no Kindle gratuitamente o que por si só é uma mais valia!
Li mais um livro do Oscar Wilde, An Ideal Husband, e como sempre não desiludiu. O livro está escrito como uma peça teatral o que lhe dá uma leveza e fluidez de diálogos. Transportou-me para aquela época e imaginei-me nos salões de Downton Abbey, lol
Entusiasmada pela leitura decidi dedicar-me à Jane Austen. Os filmes como o Senso e a Sensibilidade nunca me suscitaram grande interesse (desculpem se vos choquei com tal revelação!) mas estava com curiosidade em ler os livros. Peguei então no Persuasion e devo confessar que o livro aborreceu-me tremendamente. Aquelas questões de honra e dignidade, as questões existenciais das meninas que se querem dedicar à rambóia mas que estão demasiado obcecadas com as aparências, os valores invertidos da época aborrecem-me. O que eu gosto mesmo é do lado irónico do Eça que as partia logo a loiça toda ao trazer ao de cima "os pecados da Igreja", as cowboiadas entre irmãos, as indecências das adúlteras, etc. Mas estes engonhanços de
"ai ele olhou para mim, preciso de um momento para me recompor" cansam-me.
Sei que isto não é nada ladylike da minha parte mas o que eu gosto é de cenas escaldantes não daqueles que "não cagam nem saem da moita", como aprendi com uns amigos brasileiros, lol

Sem comentários:

Enviar um comentário