sábado, 23 de fevereiro de 2013

The Valentine haters


   Este post já vem uma semana e tal atrasado mas enfim...

   Com a expansão das redes sociais tenho reparado que cada ano há mais e mais pessoas a maldizerem o "Dia dos Namorados". Ora que é um apelo ao consumismo, ora que não é preciso uma data específica para dizer o quanto amamos alguém, ora que os corações vermelhos são um enjoos, as flores caras, os restaurante cheios, etc. etc. etc. Concordo com estes pontos de vista mas não compreendo tanta azia, caramba! Afinal de contas o mesmo se pode dizer do dia da mãe, do pai, da criança, do natal!!! E nestes dias não estão todos do contra, ou será que é só impressão minha?!

   A primeira vez que tive consciência das celebrações deste dia foi quando vivi nos Estados Unidos (no final dos anos 80, início dos 90). Pela primeira vez vi as montras decoradas de vermelho, as caixas de bombons em forma de coração e afins. O meu pai chegou a casa com uma destas caixas grandes para a minha mãe e uma pequenina para mim e eu adorei :-) Dizem pois que é um dia importado dos States e eu confiro. Mas o mesmo se pode dizer do MacDonalds, do Pizza Hut, e do Halloween!

   O meu aniversário de casamento é curiosamente no mal-amado "Dia dos Namorados". Não porque era uma data muito especial para nós mas porque achámos piada e calhou a um Sábado em 2004. É piroso? Claro que sim!, mas essa foi parte da razão da nossa escolha ;-) E para além disso traz imensas vantagens: há sempre programas giros para fazer, os restaurantes oferecem menus românticos e afrodisíacos, nunca nos esquecemos da data e reduzimos o número de presentes com o 2 em 1 (sim, estou a ser sarcástica!).

   Não sendo a defensora do Dia de São Valentim apenas não entendo como é que um dia que é suposto ser de celebração do amor pode causar tantos comentários tão azedos... Confesso que me faz alguma confusão!

   Ainda hoje me emociono quando o meu pai com 65 anos dá um beijinho especial à minha mãe e uma rosa neste dia! E não, não é só nesse dia que ele se lembra da minha mãe, lhe dá um mimo, um elogio ou lhe demonstra o quanto a ama... Mas acho tão bonito este gesto que só por isso já vale a pena :D

Sem comentários:

Enviar um comentário