sexta-feira, 10 de julho de 2009

"Galinha-Mãe"

O Homer é filho único, o que significa que tem uma mãe galinha. Ora se sogra já não é fácil, quantas mais penas pior ;-)
Quero começar por dizer que gosto da mãe dele, é uma pessoa com um coração de ouro, sem maldade ou malícia e muito amiga. Contudo também é muito chatinha....... E como ainda o vê como o menino pequenino que ela criou outrora, por vezes, tem o dom de me tirar do sério.
Eu sou super independente e detesto que me sufoquem. Pois não é que a sra parece que tirou o mestrado em arte de bem sufocar, com mimos, atenções e total ignorância e desrespeito pelas nossas vontades! E o pior é que ela até gostaria de me "adoptar" como a sua menina também.... Socorro, que me está a faltar o ar!
Para acrescer a esta vontade de nos "sugar", irrita-me também a completa negação e ilusão em que decide viver. O seu menino é perfeito, o melhor ser que algum dia desceu à Terra e qualquer atitude que possa ter menos correcta ou qualquer vestígio de um defeito é logo desculpado com a mais bela peneira de tapar o sol... Eu sei que para as mães nós somos sempre as pessoas mais especiais que pisaram a Terra mas quando isso leva a que não se veja a realidade e não se conheça a verdadeira personalidade e unicidade dos filhos, então isso é grave.
Muitas vezes parece-me de que não faz ideia quem o filho é pois apenas vê algo idealizado, que não existe para além da sua mente. E, a meu ver, isso não lhe dá oportunidade de usufruir da pessoa maravilhosa que ele é. Por outro lado, ele sente-se incompreendido e desiste de tentar uma relação mais profunda.
Ora eu vejo-me caída de páraquedas nesta dinâmica disfuncional, a sofrer de freniquoques perante determinadas situações. Já não aguento a versão do menino santinho: o melhor aluno, o menino mais bem educado, o que já falava correctamente com 3 anos, o mais lindo do bairro, o que nunca partiu um prato, etc, etc. E mesmo quando ele lhe diz categoricamente que as coisas não se passaram bem assim e que ele afinal se baldava às aulas, apanhava grandes bebedeiras, que cabulou na faculdade e que se espetou com o carro por ter sido tremendamente irresponsável, tudo isso é ignorado e abandonado com uma atitude: "tu sabes lá o que dizes!" e voltamos à versão cor-de-rosa. Haja paciência!
E esta visão idílica arrasta-se pelo resto da família. As notícias que nos chegam são: a tua prima S. ficou em primeiro lugar no curso que estava a fazer no ministério, a prima J. é uma menina prodígio e está a na faculdade, no teatro, no ballet e agora foi a um casting para uma telenovela, a prima C. foi apresentar a tese de final de curso e teve 19, a prima D. terminou o primeiro ano de veterinária com óptimas notas e passou a tudo (se bem que a moça ainda está em época de exames!). E eu questiono-me: será que tenho uma família de afinidade de sobredotados e génios ou estou perante o maior e melhor "embelezadora" da vida?!  
Eu tento não prestar atenção, ignorar mas é mais forte do que eu. Talvez por ter a felicidade de ter uns pais que me conhecem bem e que sabem apreciar as minhas qualidades e amar os meus defeitos. Que respeitam as minhas decisões e que me ouvem verdadeiramente. Com ela sinto que gasto o meu latim e que ela só vai reter aquilo que ela quiser, do modo como o quis ouvir. Não adianta...
Pode ser que ela possa ser feliz assim, mas a mim deixa-me um vazio... Um cansaço de tentar remar contra a maré em vão... Uma vontade de desistir...

Porque é que tantas são as vezes em que não queremos ver aquilo que está à nossa frente?!

PS - Antes que me venham dizer que um dia que for mãe vou compreender, quero apenas dizer que não tenho filhos mas tenho mãe! E conheço tantas outras mães... 

4 comentários:

  1. Cada familia é cada qual, todos tem uma relação á sua maneira e muitas vezes é dificil entrar nelas, também quando casei com a minha mulher existiram algumas coisas que não entendia mas que agora são perfeitamente normais, tal como a minha mulher não entendia e não percebia algumas coisas da minha familia, o importante é que nunca haja falta de respeito o resto deixa andar ...

    ResponderEliminar
  2. BttDiver,
    Tens toda a razão, cada qual com os seus ;-)
    Mas o pior é que se passados 6 anos ainda não consigo entender penso que já será quase impossível algum dia o fazer.... Enfim, são apenas desabafos!
    Um beijinho grande :)

    ResponderEliminar
  3. Nao é esclusivo Holandes, conheco muitas maes Portuguesas assim, infelizmente.
    Rui e Susana, dois tugas de Almada e Cascais a viver em Wageningen, Holanda

    ResponderEliminar
  4. Olá Tia Maria,
    A família é toda portuguesa! Mãe, filho e afins ;-)

    ResponderEliminar