quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Espelhos de uma cultura

Com alguma vergonha confesso que me levou 3 anos para começar a descobrir os museus que este país tem para oferecer :(
Quando se tem uma postura de local, assumimos a rotina e as atracções turísticas passam-nos um pouco ao lado. (Não é à toa que a grande maioria dos holandeses nunca visitou o Keukenhof!)
Sempre que temos visitas todos querem ver o Red Light, as famosas Coffeeshops, os moinhos e as tulipas. Os museus ficam sempre para um mais tarde que até agora não se tinha concretizado. Mas a S. veio de visita com a postura: "E que tal começarmos pelo aquilo que ainda não viste?!" Abençoada! Lá foi a Ceres toda contente visitar os mais aclamados museus de Amsterdão :)

No Rijksmuseum podemos descobrir muito sobre a cultura e história da Holanda. E temos o privilégio de ver de perto algumas das grandes obras do Rembrandt e do Johannes Vermeer (o pintor da "Rapariga do Brinco de Pérola", lembram-se?!). E como nem sempre os quadros mais famosos são os que mais me marcam, aqui vos deixo com a "The Prophetess Anna". O que mais me impressionou foi a luz que incide sobre a mão (conferindo-lhe um relevo quase real) e lhe esconde as feições.


No Van Gogh Museum descobri dois pintores muito interessantes: Odilon Redon e Emile Bernard. Sendo que o primeiro devia de fumar umas coisitas pouco recomendáveis ;-p
As obras do Van Gogh são de facto impressionantes pela sua técnica, utilização de cores e motivos. Os auto-retratos são talvez os mais conhecidos a par com os "girassóis". Este quadro dos "Potatos Eaters" parece-me um retrato interessante dos holandeses da época. Ainda hoje estes gajos adoram batatas!

E last but not least, lá fomos nós visitar o Hermitage que reabriu as
suas portas há dois meses. Transporta-nos para o mundo dos Csars: a
riqueza dos trajes, os quadros, o mobiliário, a genealogia dos
Romanov. O edifício é bem simpático e tem um cafézinho muito giro
com música lounge onde se pode comer um cheesecake muito bom!

4 comentários:

  1. Tenho andado para ir ao Hermitage ;) vi a exposição do Palácio da Ajuda e gostei muito :)

    O quadro do Van Gogh que referes é um dos mais impressionantes e por isso, tão importante, na história da pintura...

    Gosto muito do Museu Van Gogh! A colecção é linda! Há pouco tempo, estiveram cá as peças do MOMA, e não fui ver...com imensa pena...mas não deu mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Olha que o Hermitage vale bem a pena! Vais gostar com certeza :)

    ResponderEliminar
  3. Quando for a Amesterdão, quero ir ao Hermitage. Sabes quando encerra? É temporária, certo? Eu devo ir aí no início de Outubro. Aos outros já fui.O Museu Van Gogh, fui pela primeira vez em Maio. Gostei imenso. Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Mariinha,
    Vens a tempo pois a exposição está até 31 de Janeiro de 2010 :)
    Vale a pena!

    Bjs

    ResponderEliminar