sexta-feira, 5 de junho de 2009

"Showing Patience"

O Dalai Lama está na Holanda. Hoje deu duas palestras no centro de congressos RAI em Amsterdão. E eu estive !
O tema era a paciência e o poder da compaixão nestes tempos conturbados.
Foi algo muito especial e pela maior parte indescritível. Ele irradia uma energia serena e tranquila. Tem um sorriso quente e puro. Fala pausadamente, transparecendo sapiência. Não faz qualquer tipo de propaganda, assume uma postura humilde do género: "eu não sei, eu acho que...", diz piadas, ri-se às gargalhadas.
Quando ele entrou no auditório, 10.000 pessoas ficaram de pé em total silêncio durante alguns minutos. Ele cumprimentou-nos com uma vénia e um sorriso tão terno. Não consegui conter as lágrimas... (sim, eu sou uma chorona do pior, lol). Foi uma emoção que ainda não consigo totalmente compreender mas penso que é ainda mais especial por isso mesmo.

Eu considero-me uma pessoa espiritual mas sem religião. Tive uma educação católica (não muito rígida...) mas não me identifico com a Igreja. Não sou budista, nem pouco mais ou menos, mas admiro muito os princípios deste modo de estar na vida. Por isso, esta experiência foi por demais importante para mim!

Aqui vos deixo algumas quadras do texto em discussão:

When the thorn of anger lodges in my heart,
My mind doesn´t feel any peace,
Doesn´t gain any joy or pleasure,
Doesn´t fall asleep, and becomes unstable.

...

Childish me, I don´t wish to suffer
And yet I am obsessed with the cause of my suffering.
Since it´s my own fault that I get hurt,
Why have a grudge toward anyone (else)?

...

... when fire in a burning house
Is advancing to another home,
It´s fitting to remove or throw out
Whatever it´s in that would cause it to spread,
such as straw and the like.

Likewise, when the fire of anger is spreading,
Due to my mind being attached to something,
I shall throw it out at that instant,
For fear of my positive force being burned.    


Pintura dos "oito símbolos de sorte" no passeio à frente da entrada do RAI


Alguns dos souvenirs que ficaram deste dia...

4 comentários:

  1. Esse homem arrasta multidões. Eu nunca o vi, mas ele já tem vindo cá. Ainda da ultima vez houve uma polémica, porque não foi recebido (julgo que pelo Primeiro Ministro e havia vozes que achavam que ele o devia receber). Coisas
    complicadas do mundo das politiquices.
    Beijinhos Ceres

    ResponderEliminar
  2. Haja paciência para essas politiquices!
    O motivo da visita não tinha qualquer cariz político mas sim uma tentativa de harmonia religiosa.
    Foi muito bom :))

    ResponderEliminar
  3. Convida o gajo para domingo! Se ele não se importar com o cheiro a peixe, claro.

    ResponderEliminar
  4. Oh pá, não dá! Ele é vegetariano...
    Mas manda beijinhos para ti ;-)

    ResponderEliminar