segunda-feira, 15 de junho de 2009

Diferenças culturais...


Quando vivemos num país que não é o nosso o choque cultural é inevitável. Com o tempo vamo-nos habituando às diferenças e adaptando-nos. Muitas vezes até dou por mim a adoptar alguns dos comportamentos que num primeiro momento me causaram alguma estranheza.
Mas após 3 anos ainda dou por mim boquiaberta algumas vezes ;-) 

Na Holanda existem grandes comunidades marroquinas e turcas. Eles andam por todo o lado e são inconfundíveis com a sua tez morena, os seus cabelos negros e as sua indumentária característica. Hoje fui a uma escola pública destinada a estrangeiros e deparei-me com este cartaz colado na porta de cada uma das salas de aula. (A foto não está grande coisa pois foi tirada com o telemóvel e de soslaio...)
O que me despertou para as diferenças culturais foram, sem dúvida alguma, a regra 6: não são permitidas burkas na escola; e a regra 8: não é permitido rezar na escola. Imagino os incidentes que levaram à afixação destas regras...

Penso na "chico-espertice" portuguesa e imagino cenas tais como:

- "Oh pá, vá lá! Se vestires a minha burka a setôra não topa nada... Se me safares desta depois faço o teste de inglês por ti!"

- "Meninos, teste surpresa!"
- "Epá! Agora não posso, é meio-dia e está na minha hora de ir rezar!"


PS - Isto é apenas uma brincadeira minha... Não tenho nada contra o islão. E não pretendo ofender nenhuma cultura ou tradição. 
Os parodiados aqui são como sempre os tugas, nos quais eu orgulhosamente me incluo.

3 comentários:

  1. Ceres:
    Há coisa de um mês estive em Amesterdão, já lá não ia há muitos anos e fiquei bastante admirada com a quantidade de marroquinos e turcos que se viam. Estive numa zona que as lojas de diversos ramos eram de turcos e claro por todo o lado se via as mulheres com lenço na cabeça, até as que estavam à caixa no supermercado.Acho bem que não permitam o uso da burka nas escolas. Beijokas e boa semana

    ResponderEliminar
  2. É verdade, há zonas nas várias cidades em que chega a parecer que estamos em Istambul...
    O uso do lenço é respeitado e tolerado mas a burka põe em causa a possibilidade de identificação, logo não é permitida. Eu também concordo, afinal de contas os nossos costumes e liberdades também devem ser respeitados!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. nem calculas o susto que apanhei uma vez (sou muito distraída e isso ajuda) quando ia a sair de um provador na C&A, muito à pressa (fujo de ir a lojas de roupas; não tenho paciência para o veste e despe) e de repente vejo uma senhora muçulmana grande, toda tapada e só se via os olhos, muito grandes também...tentei disfarçar que eu não queria embaraçar a senhora, e sei lá eu se a senhora não usava aquilo contra-vontade, mas que me assustei, assustei. Faz-me imensa impressão não ver o rosto de quem está ao pé de mim.

    Beijinhos

    ResponderEliminar