segunda-feira, 31 de março de 2014

Diferenças culturais

  Viver no estrangeiro é lidar com diferenças culturais frequentemente. Faz parte da experiência e da riqueza que nos alarga os horizontes. Contudo, penso que todos os portugueses emigrantes têm dificuldade em lidar com os níveis de limpeza e higiene dos outros povos! Os nossos padrões são muito mais elevados do que os dos holandeses, ingleses e australianos... Sobre estes povos posso me pronunciar pela minha experiência nestes países mas quase que aposto que portugueses a viver noutras zonas do planeta irão sentir o mesmo ;-p
   Eu cresci com uma mãe maníaca de limpezas e uma parte das férias grandes eram passadas a lavar tectos e paredes, a virar tudo de pantanas para limpar atrás dos móveis, frigorífico, fogão, e afins. Tínhamos inclusive de lavar as loiças que estavam guardadas no móvel da sala e que não eram utilizadas no dia-a-dia. Para mim e para a minha irmã era uma seca e ficávamos sempre amuadas pois tínhamos de ajudar e não podíamos ir para a praia ;-)
   Ainda me lembro de ver as cordas da roupa cheia dos nossos peluches pois nem eles escapavam à fúria da mãe!
   Por isso mesmo, para mim uma casa limpa e arrumada é muito importante! Mas não ando sempre a limpar e tenho dias em que deixo a roupa espalhada em cima da cama, deixo a loiça suja no lava-loiça do almoço até ao jantar e deixo acumular a roupa para passar a ferro. Estes "desleixos" não me deixam doente mas são apenas temporários pois caso contrário não me sentiria bem. Contudo, são uma gota de água no mar de desarrumação e "porcaria" em que esta gente vive.
   Já entrei em casa de pessoas que têm roupa suja espalhada pelo chão do quarto, tralhas mil espalhadas por cima do sofá e móveis da sala, loiça suja por todo o lado e canecas de café ou chá castanhas pois não são lavadas convenientemente e muito menos passadas por água assim que se acaba a bebida. Principalmente quando se anda à procura de casa encontra-se com cada pocilga que até mete medo!
   Normalmente os estrangeiros com quem temos desenvolvidos laços de amizade nos vários países não são porcos mas mesmo assim os seus padrões não correspondem as nossos. Lembro-me, por exemplo, de uma amiga holandesa que tinha a árvore de Natal montada todo o ano pois tinha preguiça de a desmontar, ou de uns amigos ingleses que lavam a loiça num alguidar com água e detergente e que colocam a loiça a escorrer sem a passar por água limpa, lol
   Aqui há uns tempos fomos convidados para um churrasco na casa de uma colega de trabalho do Homer. Eu fiz um bolo e levei para a sobremesa. Como sobrou bastante bolo deixei lá o prato em que o tinha levado e ela ficou de o levar para o trabalho e dar ao Homer. Ela foi-se esquecendo e acabou por devolver o prato um mês depois. Tudo bem, acontece.... MAS... ao fim de um mês ela devolveu-nos o prato SUJO!!!!!!!
   Como é que é possível ter um prato sujo em casa durante um mês?????? Como é que é possível entregar um prato a alguém sujo??????? Se eles comeram o resto do bolo, custava muito lavar o prato??????
   Notem que esta colega não é sequer nenhuma menina de 20 anos mas sim uma senhora perto dos seus 50! Fiquei sem palavras.......

10 comentários:

  1. Nunca vivi no estrangeiro, por isso não me posso pronunciar... no entanto, recordo-me duma colega de faculdade que fez Erasmus na Bélgica comentar o quanto lhe fazia impressão um certo anúncio a desodorizante belga cujo slogan era: "evite o banho semanal"... a sério?!

    Bolas, se acho que devolver um prato sujo é uma falta de tudo, devolvê-lo sujo após um mês... será que a senhora não trabalha na área da investigação em biologia?! Se calhar quis ser fofinha e oferecer-vos uma colónia de micro-organismos como símbolo de gratidão...

    ResponderEliminar
  2. Evite o banho semanal??? Bem, então passavam a tomar banho a cada quinzena??? Que nojo!!!!! Blhéc!!!!

    A sorte é que o meu bolo não tinha creme senão acho que nem de molho a porcaria saía...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, a cena da publicidade belga! Já me contou montes de gente!
      Evite o banho SEMANAL! repara! É lindo!
      Nao te lembras de eu dizer q tinha uma belga que calçava prada, vestia armani, mas nao lavava o cabelo? :D

      Agora sobre a Australiana, FONIX, como é que é possível devolver um prato sujo? Nem um Holandês te faz uma dessas!! Tou burra pra minha vida, compreendo tus sentimientos!

      Eliminar
    2. Podes crer, é mesmo de ficar "burra" para a vida ;-)

      Eliminar
  3. Tens razão no que escreves Ceres. Até partilhei este post no meu facebook!

    Banho 1 vez por semana! Que cheiro a ranço!

    Nunca em circunstância alguma fui trabalhar sem ter ido ao chuveiro antes, mas vários colegas meus fazem-no com frequência :S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço o único português, que viva no estrangeiro, e não tenha dificuldades em lidar com esta questão ;-)

      Receber um prato sujo ao fim de um mês deixou-me boquiaberta e sem palavras (o que não é nada comum!)... Juro que ainda pensei em deitar o prato no lixo!

      Eliminar
  4. Realmente é preciso ser um grande badalhoco! :-) em relação a ingleses e holandeses, ainda pode haver a desculpa do clima, mas na austrália?! E louça? Cambada de badalhocos! Lollll

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui a desculpa será a herança inglesa, lol

      Eliminar
  5. Também já senti o mesmo quanto à falta de higiene de algumas casas de banho de amigas irlandesas e chinesas, em que o "tarro" no lavatório é mais que indiscreto. Contudo, há qualquer coisa de positivo em saber que nem todas as mulheres deste mundo passam uma grande parte das suas férias e tempos livres a limpar a casa. Sempre achei isso deprimente. Apesar da minha costela nórdica, devolver um prato por lavar após um mês é de facto um verdadeiro nojo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente que as férias não devem ser passadas em limpezas! Usei o exemplo da minha mãe exactamente por ser o extremo oposto e demonstrar que pela forma como fui criada ainda mais dificuldade tenho em lidar com estas questões ;-)

      Eliminar