segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Associações minhas


Sabem aqueles testes de associações de ideias que os psicólogos adoram?! Pois penso que comigo teriam pano para mangas ;D É que, às vezes, vou encontrar pontos de ligação em coisas aparentemente díspares. É muito comum mudar o assunto de uma conversa sem que mais ninguém perceba bem a associação e às tantas já estamos todos a falar de coisas diferentes...

Uma dessas associações fez-me pensar:
- Enquanto lia Caim de José Saramago lembrei-me da comédia ligeira Year One.

- Quando vi o trailer do The Vanishing on 7th Street lembrei-me de um dos livros do Pepetela, O Quase Fim do Mundo.

No primeiro caso, Saramago critica fria e cruamente o Antigo Testamento tendo por isso causado tanta polémica entre a igreja em Portugal. O filme, por sua vez, retrata a evolução do homem das cavernas, tendo por base o mesmo Antigo Testamento, mas utilizando a comédia e o riso fácil para caricaturar as crueldades retratadas no mesmo.

No segundo caso, Pepetela utiliza o seu estilo inconfundível, recheado de sentido de humor e "africanidade" para reflectir sobre o desaparecimento de quase todas as pessoas do planeta. É um romance que nos prende e nos faz virar as páginas do livro com uma ansiedade saudável e desejável de um bom livro. O filme parece-me retratar o mesmo tema mas de um ponto de vista de terror e possivelmente meterá aliens à mistura, o que por si só é motivo mais do que suficiente para eu não ter qualquer vontade de o ver.

A questão que se me coloca é a seguinte: Será que nesta época de excesso de informação já não existem ideias originais?!

2 comentários:

  1. É tão difícil ser-se original! Já está tudo (ou quase tudo) inventado e a única originalidade possível está na forma como se conta uma história. Digo eu...

    *beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Arisca,
    Acho que tens razão é cada vez mais difícil ser-se original... Mas de facto, há formas de contar uma história que são absolutamente deliciosas ;)

    Jinhos

    ResponderEliminar