domingo, 18 de julho de 2010

Tot Ziens, Nederland!


Sempre que se faz uma mudança, há um momento que olhamos para a casa vazia, de paredes despidas, onde o som da nossa voz ecoa e pensamos em tudo o que ali vivemos. Muito ao estilo do Malato, o Homer olhou para mim e disse: Já fui muito feliz em Monster!
E, de facto, são muitas e boas as recordações que trago comigo dos 4 anos que vivi na Holanda. Houve momentos difíceis e algumas coisas menos boas mas a grande lição de vida e todas as alegrias que vivemos superam grandemente o que nos deixou um sabor amargo na boca. O balanço é, sem a menor dúvida, positivo.
Na Holanda aprendi a ter mais orgulho em ser portuguesa, aprendi a viver com saudades, conheci pessoas que nunca esquecerei, descobri como se deve celebrar cada dia de sol, reconheci o civismo e o sentido de comunidade e vizinhança que sentia apagado em Lisboa, sofri com cada dia cinzento e chuvoso, desesperei com a falta de flexibilidade das mentes holandesas, com os impostos e taxas que se pagam para tudo e mais alguma coisa (!), surpreendi-me com a frontalidade que muitas vezes roça a falta de educação e delicadeza de todo um povo e ri muito com as diferenças culturais com que nos deparávamos todos os dias ;-)
Sinto, contudo, que este foi o momento oportuno para uma nova mudança. Estou receptiva a todas as surpresas que nos estão reservadas e tenho muita vontade de descobrir uma nova cultura, uma nova forma de vida.
Estes primeiros dias têm sido muito atarefados, com muita coisa para tratar e muita coisa para arrumar ;) Mas tirando esta correria louca não podíamos estar mais satisfeitos! Let the new adventure begin!

4 comentários:

  1. Que tenham uma boa adaptação a essa nova vida na Inglaterra. Que sejam muito felizes. Deve ser uma boa experiência. E o teu cão está aí com vocês?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada querida :)
    Um grande beijinho!

    ResponderEliminar
  3. Belo texto...

    Ao mudar de casa é inevitável "guardar" um minuto e fazer silêncio ao olhar para a casa completamente fria e vazia... (nesse minuto um slide-show de emoções e imagens passa-nos pela alma a 100 à hora...)

    ResponderEliminar
  4. Obrigada :)

    É exactamente como descreves, um slide-show...

    ResponderEliminar