segunda-feira, 19 de julho de 2010

Primeiras Impressões


Ao fim de uma semana ainda estamos a descobrir como as coisas funcionam por terras de sua majestade. Contudo, as primeiras impressões são sempre importantes e já foram o suficiente para desmistificar algumas ideias pré-concebidas que tinha dos ingleses. Por enquanto, a nossa experiência não podia estar a ser melhor! As pessoas com que nos temos cruzado têm sido super simpáticas e disponíveis. A vila para onde viemos viver revelou-se também uma surpresa muito agradável.

Algumas considerações de recém-chegados:
- Os supermercados dispõem de imensa variedade! E podemos lá encontrar baldes, esfregonas, etc. Quem vive na Holanda compreenderá a minha alegria ;-)
- As pessoas gostam de nos tratar pelo primeiro nome. É extremamente agradável e transmite-nos uma sensação de proximidade :)
- Os mais velhos também querem ser tratados pelo primeiro nome, nada de Sr. Fulano de Tal ou Sra. Sicrano
- A simpatia dos serviços, em geral, é uma lufada de ar fresco depois de 4 anos na Holanda, onde o conceito de Customer Service ainda é uma distante realidade.
- Harpenden tem o mesmo número de habitantes que Monster mas se tivesse que comparar ambas vilas diria que Harpenden é Lisboa e Monster é Vila Praia de Âncora ;-) O movimento, a quantidade de lojas, os transportes, os bares... para o bem e para o mal...
- Os ingleses usam capacete quando andam de bicicleta, LOL (novamente quem já esteve na Holanda compreenderá a risada que isto nos causa!)
- Pelo que me parece, o número de obesos é bastante elevado.
- Os ingleses gostam de cozinhar e até têm uma vasta gastronomia. Se gostamos ou não, isso já são outros 500 ;)
- Tal como na Holanda, os municípios têm bastante poder e importância e o sentido de comunidade e vizinhança é por isso fomentado. Ainda ontem, estivemos num BBQ do vizinho da frente com os restantes vizinhos da rua! Passámos uma tarde super agradável e conhecemos bastantes pessoas. Foram todos super simpáticos e solícitos. E, claro, deliraram com o nosso chouriço de carne assado na brasa ;)))
- Há imensos parques e espaços verdes e eles aproveitam-nos ao máximo. Desde festivais a peças de teatro ao ar livre durante o Verão, piqueniques, malta deitada a trabalhar para o bronze, crianças a brincar, etc.

So far, so good!

Foto: Londres, Fev 2007

6 comentários:

  1. Acho que em País nenhum a cena dos supermercados é igual à da Holanda. Nunca vi. Por isso claro, qdo vamos a outro País qq parecemos parolos! :D
    Os serviços não são nem nunca foram o motor dos Países Baixos, senão estavam bem f@didos!
    Pra tua informação, as minhas férias de adolescência foram todas em Vila Praia d'Âncora e eram bué da nices, tá?! E Âncora tem tudo, sim? Tem uma lota de peixe que é uma delícia! Humpft! (Não tou a defender Monster, que é um tédio de sítio, desculpa a honestidade, mas sim Âncora!)
    Levas chouriço assado aos ingleses, os gajos passam-se logo! :) O bom é CONSEGUIR COMUNICAR!!
    Os espaços verdes é a mesma m@da que aqui, só numa versão LIGEIRAMENTE menos bimba (que os ingleses tb upa upa em bom gosto, nãooo é?!) e percebes os actores.
    ;)

    ResponderEliminar
  2. Amiga,
    Eu adoro Vila Praia de Âncora! Passei muitas férias em Valença e de Viana para cima é só boa gente, boa comida e paisagens fantásticas! Foi só um exemplo em termos da tranquilidade de um sítio e a correria do outro ;)

    Conseguir comunicar sem qualquer grau de dificuldade é meio caminho andado, como o código postal, LOL Sem dúvida, uma GRANDE vantagem!

    Quanto à bimbalhice, venha o diabo e escolha. Há cá com cada modelito, ah ah ah ah ah Principalmente, as meninas todas descascadas e com um ar muito trashy...

    ResponderEliminar
  3. Helena...
    Bacana saber q vcs estao se adaptando super bem e adorando.
    Saudades...bjs,

    ResponderEliminar
  4. Oi Vivian,
    Até agora está tudo a correr bem. Fico à espera da vossa visita em breve ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Ceres de Viana para cima e de Viana para baixo. No norte há muito boa gente, totalmente diferente do pessoal do centro, que é a que conheço melhor. O Norte é lindíssimo, paisagens magnificas. Bem agora falando de Inglaterra, ainda bem que estás a gostar. Os Espanhois aproveitam, também, muito bem os espaços verdes, em Portugal nem por isso. Eles têm uma vida diferente e convivem muito mais que nós, vivem muito fora de casa. Nós somos muito caseirinhos, talvez o dinheiro de que dispomos tenha alguma coisa a ver com o tipo de vida, não? Tem mesmo. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Brown Eyes,
    Ora é claro que boa gente temos nós por esse Portugal a fora ;))

    Sempre pensei que o aproveitamento dos espaços verdes tinha a ver com o pouco sol que temos por cá. Como é um bem escasso há que aproveitá-lo ao máximo enquanto brilha. Mas talvez as razões económicas também tenham influência como dizes ;)

    Bjs

    ResponderEliminar