terça-feira, 3 de novembro de 2009

Os portões do céu e o do inferno...

De mês e meio em mês e meio lá vou eu à tabacaria comprar a revista Happinez. Adoro! Tem artigos interessantíssimos, fotos fantásticas e muitas dicas úteis. Tudo numa onda de desenvolvimento pessoal e espiritual.
Este ano eles lançaram um livro muito bonito com fábulas e contos, cuja moral nos faz sempre reflectir sobre a nossa própria vida e conduta. Como o livro é em holandês, vou traduzir aqui alguns textos :)

Um samurai veio visitar um mestre zen para que este lhe desse instrução religiosa. Pretendia, acima de tudo, saber como encontrar o céu e o inferno. O mestre respondeu-lhe: "Como é que posso explicar algo tão complicado a alguém tão burro?"
O samurai, que nunca antes fora tão ofendido, agarrou - apesar de muitos anos de prática da santa indiferença - na sua espada. Quando metade da espada já estava fora da sua bainha, ouviu a voz do mestre zen baixinho: "Esta é a abertura dos portões do inferno".
Envergonhado, tombou a cabeça e voltou a guardar a espada na sua bainha. De novo ouviu a voz: "Esta é a abertura dos portões do céu".

2 comentários:

  1. Recomendo-te os livros do Osho. Tem lá essa fábula tb e mtas outras ;)

    ResponderEliminar
  2. Eu e Osho não nos damos muito bem ;-p
    Ele teve coisas muito boas, deixou-nos muitas lições mas há qualquer coisa que me incomoda sempre... Not my style, I guess...

    ResponderEliminar