segunda-feira, 18 de maio de 2009

A minha turma é uma seca!

Este fim-de-semana que passou tive aulas de acupunctura em Amsterdão. As aulas são interessantes, os professores são excelentes profissionais e ilustram sempre a teoria com casos práticos da sua vasta experiência. Mas a turma........... chega a levar-me ao desespero........
Parece incrível que pessoas com mais de 40 anos se comportem como meros adolescentes marrões de liceu. Que não percam uma oportunidade de dar graxa ao director da universidade e que sejam uns cabrõezinhos de merda para os colegas!!! Até me passo.......
Sinto-me uma completa outsider naquele grupo e não me encaixo minimamente. O pior é que isso enerva-me e traz-me algum desconforto uma vez que tenho de me relacionar com eles de alguma maneira.
Alguns colegas até que são bastante simpáticos e pessoas interessantes individualmente, mas eu sinto a energia de grupo definitivamente como má :(
Eu sou uma pessoa extremamente faladora, brincalhona e que consigo facilmente criar laços com os outros. Mas neste grupo isso tem-se revelado impossível ao longo destes 2 anos... A distância que se estabeleceu parece-me intransponível...
Nos meus compartimentos estanques estão: 
- o "grupinho dos cromos" que aprende o nome dos pontos em chinês para impressionar o professor e que afirma estar a trabalhar na tese final de curso para entregar no final do PRÓXIMO ano lectivo (Poupem-me!); 
- os "desequilibrados" que fazem constantemente comentários e perguntas  fora de contexto, do tipo: "prof., na china existe um número semelhante ao 112?" e dizem barbaridades assustadoras tais como: "para se ser um bom acupunctor tem de se ser maluco", confesso que estes por vezes me fazem rir pois é demasiada excentricidade junta (uma vez um deles falava do Darwin e do seu irmão e, quando alguns de nós estávamos a puxar os cabelos a pensar que raio é que o pai da teoria da evolução tinha a ver com a medicina chinesa, eis que percebemos que ele conhecia um acupunctor qualquer que se chamava Darwin....... foi uma risada pegada!);
- aqueles com quem nestes dois anos não troquei mais do que um bom dia e um até amanhã. Estas pessoas não falam, pura e simplesmente. Estão sempre caladas e não interagem com ninguém. Acho muito estranho mas eles são mesmo assim entram mudos e saem calados...;
- e depois há alguns gatos pingados que como eu não se encaixam em sítio algum, parece que andam a ver passar os eléctricos, sem qualquer relação de proximidade com os outros colegas... Mas mesmo entre si não conseguem vencer esta barreira de distância e frieza.
Não gosto de dar sorrisos amarelos, de me sentir desconfortável e (quase) ceremoniosa num determinado local, de não me relacionar com as pessoas que me rodeiam, de me sentir à parte, uma ave rara, um alien. Eu sempre estudei, mesmo depois de terminar a universidade sempre fui fazendo cursos e formações, e nunca me deparei com um grupo assim. Já trabalhei em diversos sítios e sempre tive facilidade de me relacionar com pessoas diversas. 
Neste caso, assumo que em parte a responsabilidade será minha pois não me tenho talvez mostrado receptiva e me mantenho muito no meu canto, mas é que a química é mesmo má :( Por vezes, quando o despertador toca fico a pensar: "Fogo lá vou eu ter que viajar hora e meia de transportes para levar com aqueles cromos durante sete horas!" Safa, que é dos piores sentimentos... e ainda tenho mais um ano lectivo pela frente...
Eu sei quais os meus objectivos e que não devo perder tempo com estas coisas mas há dias em que é impossível e este fim-de-semana foi um deles :(
E agora que já desabafei e deitei tudo cá para fora, vamos lá estudar pois a época de exames está aí pertinho, pertinho ;-)

Sem comentários:

Enviar um comentário