quinta-feira, 26 de março de 2009

Portugueses na Holanda

Lembram-se do Edmundo Rosa? Participava na série televisiva "Riscos" (1997)... a avó dos "Morangos com Açúcar", LOL
Pois, estava eu a desfrutar de um momento de dolce faire niente, esparramada no bom do sofá, a papar o que a tv holandesa me quisesse oferecer de sobremesa (tinha acabado de almoçar...) e eis que me entra o Edmundo pela minha sala adentro através da caixinha mágica. O programa era o "Samenwonen", uma espécie de "Querido, Mudei a Casa!" em que duas pessoas que juntaram os trapinhos há pouco tempo pedem ajuda para combinar o estilo decorativo de ambos, normalmente bastante diferente.
O Edmundo mudou-se para a Holanda, para viver com o seu companheiro Jeroen. Conheceram-se através da internet e encontraram-se pela primeira vez cara a cara no Hard Rock Café em Lisboa. Foi amor à primeira vista e agora vivem juntos no país das tulipas. E ganharam uma sala nova, toda branca e preta satisfazendo assim o desejo do Edmundo que dava pulos de contente (literalmente!).
No seu holandês perfeito (ok, com sotaque estrangeiro mas quem me dera!!!!), o Edmundo confidenciava que considerava os holandeses mais simpáticos que os portugueses (enquanto que o Jeroen dizia o oposto, lol) mas também dizia que embora gostasse muito de cá viver por vezes era difícil sentir-se em casa.
Fez-me pensar em várias coisas:
- em primeiro lugar na diferença cultural que permite viver uma relação homossexual abertamente e sem qualquer estigma;
- em que medida aqueles que emigram vivem avulso no mundo, sem se sentirem em casa em lugar algum;
- o que terá levado o Edmundo a vir morar para o estrangeiro para além de se ter apaixonado por um holandês, claro está (será que também ele, de alguma forma, se desiludiu com Portugal?);
- quantos mais portugueses andam por aí? (segundo me parece cada vez somos mais...)

Podem ver o episódio aqui.

2 comentários:

  1. - Diferença cultural Portugal vs Holanda

    Nesse aspecto, é brutal... acho que temos uma diferença grande entre pessoas de mente aberta que não põem esses limites aos outros, e os tacanhos, que acham que todos temos de viver da mesma forma... e esses ainda são a maioria.

    - Emigrantes

    Acho natural que nunca se sintam 100% em casa... nem no local escolhido, nem no local onde se nasceu. Mas é isso que faz deles (vocês?)cidadãos do Mundo não?

    Quanto à desilusão com Portugal, acho extremo... Portugal não é melhor nem pior que muitos países. Tem coisas difíceis, tem mentalidade pequenina em muita coisa... mas também tem coisas fantásticas, gente que quer andar para a frente! Não vamos reduzir o país a pessoas que não o podem definir :-)

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião quando se deixa tudo para trás e se embarca de malas e bagagens para outro país (e não me estou a referir aqueles que partem rumo a uma aventura de curto prazo...) existe sempre um pouco de desilusão. E essa surge exactamente por se reconhecer todas as coisas fantásticas e de valor que o nosso país tem.
    Vejo a imensa potencialidade de Portugal, contudo já não tenho ilusões e penso que o olho com mais crueza e de um modo mais desligado (menos emotivo) do que antes. E não quero com isto dizer, de modo algum, que a Holanda, ou qualquer outro país, seja um paraíso. Ou que seja melhor que Portugal. A questão não passa, a meu ver, por quantificar os prós e os contras de cada país.
    A desilusão a que me referia é um sentimento pessoal que vale pela legitimidade de o sentir... Nem mais, nem menos ;-p

    ResponderEliminar