sexta-feira, 25 de abril de 2014

25 de Abril Sempre!

   Quando eu andava na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade de Lisboa, nos idos anos de 1995-2000, raro era o mês em que o muro não era pintado de novo para tapar as muitas mensagens revolucionárias do PSR. O desenho das ovelhas negras era o mais comum e insistente a aparecer no muro durante a madrugada ;-) Havia também muitas frases tais como "Diz não às praxes!", etc. A uma determinada altura, a reitoria decidiu construir uma espécie de gradeamento artístico que viria a impedir os frequentes "ataques" ao muro.
   Quando vi estas fotos no facebook recentemente não podia ter ficado mais feliz e orgulhosa da minha "velhinha" faculdade :-) 

   Ainda ontem li alguém que admiro a agradecer aos homens e mulheres que fizeram Abril porque antes deles os filhos das classes trabalhadoras não poderiam estudar numa universidade e ambicionar com uma carreira "intelectual"...
   Eu sinto isso na pele e sei que se não fossem eles não poderia ter estudado numa universidade liberal onde aprendi a pensar pela minha cabeça, não poderia ter saído de Portugal (por escolha!) com estudos superiores e ter trabalhado para empresas com reconhecimento nacional e internacional em três países estrangeiros. Afinal, também eu tenho raízes humildes que me ensinaram a ser honesta e sonhar sempre mais alto. 


Que grande ideia! Que grande mural! Que grande homenagem!

2 comentários:

  1. Diz bem ,antes do 25 de Abril a Universidade não era para os filhos dos trabalhadores, eu foi vitima desse sistema, hoje o ensino mesmo com muitos problemas é uma grande conquista, pena que muitos jovens considerem só um bem adquirido e não lhe deem o valor que merece. Bom feriado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente já nasci e cresci em Liberdade mas os meus pais sempre me ensinaram a prezá-la :-)
      Curiosamente, hoje aqui na Austrália também é feriado. É Anzac day, um dia de recordar as vítimas da Primeira Guerra Mundial.

      Eliminar