sexta-feira, 26 de abril de 2013

Como nem sempre a leitura é fácil...



Como disse, tenho lido bastante nas últimas semanas:

   Li a autobiografia do Dalai Lama. Foi un livro que li devagar e sobre o qual fui ponderando. As suas lições são de uma grande simplicidade mas ao mesmo tempo muitíssimo complexas. O seu percurso é interessante, conturbado e ao mesmo tempo cheio de esperança e amor.


   Li o "Equador" que há muito tempo habitava na estante à minha espera. Li o depressa, agarrada à intriga, ao desenvolvimento da acção, ao lado humano e ao lado histórico dos relatos. Não nutro pelo Miguel Sousa Tavares uma especial simpatia, nem sequer sei explicar porquê... Apenas não vou com a cara dele... Mas adorei o livro, a sua escrita e acho que o sucesso do livro é por demais merecido.


   Li o "A Monster Calls" que comprei no aeroporto há meses atrás. A estória pareceu-me um pouco juvenil mas a verdade é que me prendeu e me soltou as lágrimas. O que não é fácil com livros... 
   Talvez porque acho que um adolescente não deve perder a sua mãe, porque uma mãe não deve ser levada por uma maldita doença após tanta luta. Talvez por que a vida às vezes é cruel e difícil e já vi os meus sobrinhos a passarem por tal dor...


   Peguei também no "333". Tinha trazido este livro numa das minhas visitas a Portugal. Apenas o comprei pois o Pedro Sena-Lino foi meu colega de faculdade... Eu andava no segundo ano quando ele entrou para o primeiro ano e tivemos aulas de Latim I e II juntos. A grande diferença é que eu não pescava nada daquilo e o Pedro e o seu grande companheiro, cujo nome não me lembro, eram craques! Para eles o latim não tinha segredos e pior ainda eles gostavam daquilo. Ora isso é motivo mais do que suficiente para desconfiar de alguém, lol
   Fiquei curiosa e trouxe o livro comigo mas demorei muito tempo até me apetecer pegar-lhe. Quando o comecei a ler não me entusiasmou mas decidi insistir a ver se melhorava. A meio do livro estava a bradar aos céus com as tentativas pseudo-intelectuais, com a complexa linguagem com a estrutura desconexa. Pensei, fui eu dar dinheiro para isto! Insisti e finalmente na página 150 o livro tornou-se interessante mas o pior é que o livro só tem 173 páginas... 
   Achei que a ideia do livro era interessante mas na minha humilde opinião não conseguiu prender o meu interesse, a minha vontade de descobrir o que tinha acontecido aos 333 exemplares impressos e quais os segredos guardados no livro que levaram à sua destruição.
   Fico zangada de cada vez que perco o meu tempo com livros que não me saciam o prazer de ler e que me irritam com pretensões vãs! Tenho dito...

Sem comentários:

Enviar um comentário