domingo, 16 de setembro de 2012

O "amiguito" Jamie


   Quando o Jamie Oliver começou a aparecer na televisão com aquele programa em que andava com a sua vespa e cozinhava para os amigos no seu apartamento em Londres eu achei-lhe alguma piada. A sua maneira tonta de falar e a forma atabalhoada de cozinhar compunham o palhaço...
   O pior foi quando tentei replicar algumas das receitas e todas falharam miseravelmente. Primeiro pensei que o problema era meu até que consegui replicar receitas do Gordon e até do Heston e percebi que afinal o Jaimito pode saber cozinhar mas não sabe ensinar/explicar.
   Depois com o passar dos anos, deixei de achar qualquer piada ao seu percurso. As choradeiras porque os meninos americanos não queriam provar a sua comida, a atitude do coitadinho disléxico e incompreendido e a maneira como chafurda na comida sem nunca lavar as mãos (que por vezes têm um aspecto muito duvidoso...).... Uma vez vi-o na tv a enrolar pastéis com duas colheres e a dizer que aquela era uma técnica francesa muito complexa. Olha, vai à casa da minha mãezinha (e da grande maioria das mãezinhas de Portugal!) e ela podem mostrar-te como se fazem pastéis de bacalhau, moço!

   Entretanto, o Jamie abriu uma cadeia de restaurantes italianos por Inglaterra, com preços acessíveis e decidi experimentar. Primeiro fui ao de Cambridge e embora a experiência não tenha sido má, não foi nada de espectacular. Abriu também um restaurante em St Albans, aqui bem pertinho, e alguns dos meus colegas tinham ido e gostado bastante. Decidi tentar mais uma vez.
   A comida estava efectivamente muito boa, melhor do que em Cambridge. A empregada de mesa era super atenciosa e simpática e descobrimos no final que era portuguesa ;-) Contudo, o barulho era insuportável (e fomos num dia de semana!). Basicamente o espaço é uma sala cheia de mesas, até mais não e a acústica não ajuda. A música ambiente não é audível tal é o rumor das vozes dos comezainas. Ora para quem quer relaxar ao final do dia e gozar uma boa refeição este não é o meu tipo de ambiente.

   Fiquei com a sensação de que a capacidade do restaurante é levada ao máximo apenas por lucro e isso fez-me lembrar o velho ditado: "Dá-lhe fama e deita-te a dormir".

2 comentários:

  1. Nem mais!!! Concordo plenamente contigo!!

    Para a próxima experimenta o Raymond Blanc, muito perto do Jamie, ainda nao fui, e ainda nao ouvi nenhum report

    Mas imagino que será bem melhor

    Beijocas e um óptimo fds

    ResponderEliminar
  2. Tenho de experimentar :-)

    Beijocas grandes e continuação de bom fim-de-semana e de boas costuras :D

    ResponderEliminar