quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Cabo Verde - "This is Africa"

É certo e sabido que África é um continente único onde a vida ocorre a uma velocidade diferente. Estereótipos à parte, há uma descontracção, um desenrasque e um "deixa andar" muito próprio e que é palpável na vida cabo-verdiana.
Alguns episódios levaram-nos às lágrimas de tanto riso e tudo o que conseguíamos dizer era: "This is Africa!".

Antes da viagem eu tinha preenchido os formulários online para o visto. Quando estávamos à espera para entrar no país a moça do controlo de passaportes encontrou o visto do Homer mas não o meu. Então, vira-se para mim e diz-me: "Peça aí ao meu colega a ver se ele encontra o visto no computador dele?". Eu chego-me ao outro guichet e explico o que se passa. Vejo claramente que o fulano não encontra o visto também mas não se atrapalha, espeta-me um carimbo no passaporte e siga para bingo!
O Homer ingénuo diz-me "Ah e tal, ele deve ter encontrado..." até que chegamos cá fora e a malta da agência de viagem me pergunta se eu tinha pago pelo visto ou se tinha tido algum problema. Eu fiz-me de desentendida e disse que não tinha havido qualquer problema. Nessa mesma noite, telefonam-nos para o quarto novamente a questionar se tinha havido qualquer problema com o visto e nós novamente fizemo-nos de parvos.
Ou seja, o fulano olhou para mim: mocinha simpática, não tem ar de terrorista e ainda por mais é portuguesa, "entra lá no país à vontade! Não precisa de visto!"


Ai se ASAE visse este mercado de peixe!


Quem não tem cana, pesca com a mão!



Adorámos o nome do bonequinho do ATM, o "Vinti4"! Lindo!!!


Isto sim, é polivalência! Fazemos funerais mas também vendemos uma nova bateria para o seu carro ;D

A segurança no aeroporto é levada muito a sério!!!! O pormenor do vaso é o máximo! Temos aqui este mamarracho encostado à parede mas ao menos podemos adorná-lo ;D

Ao passar num aparelho destes no aeroporto apitei. Vai o fulano e pergunta-me se eu tinha cinto, eu disse que não e levantei a t-shirt para que ele visse. "Ok, pode seguir!" foi a resposta. Ah ah ah ah ah... Eu nem queria acreditar! Epá, se não tem cinto deve ser erro, LOL
E não podia terminar os relatos de Cabo Verde sem fazer uma referência especial aos nomes próprios. Sempre me diverti ao ver nomes fora do comum, talvez por serem tão diferentes dos nossos. Aqui vai uma pequena amostra:
- Eduino
- Ivonil (fem.)
- Adilson
- Artemisa
- Perla
- Janilson
- Lycrécia
- Arenita
- Milda
- Evelene
- Romina
- Anilsa
- Jocelene

E os vencedores são: Loide e Nelsan. Reparem que estes são ambos nomes de meninas!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A Amizade #3


Contigo, Sus ;-)

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Cabo Verde - Os putos

Como alguns de vocês já sabem, nós temos uns primos adoptados que são de origem cabo-verdiana. Eles têm agora 5 anos (um casalinho gémeo) e são lindos de morrer e inteligentíssimos!!! Vieram para Portugal com meses e não têm tido muito contacto com a cultura africana mas adoram música e dançam como se nunca tivessem deixado África. Talvez por eles, tenha prestado mais atenção ainda às crianças com que nos cruzámos.
Claro que a vida deles não se compara à vida de uma criança europeia. Andam pelas ruas sem qualquer adulto, vendem pequenas peças de artesanato e acenam a todos os carros que passam pela estrada. Alguns andam mal vestidos e sujos mas sentem-se livres, são destemidos, espertos e não deixam de ser crianças. Não quero fazer quaisquer comparações pois ambas realidades são o que são. A verdade é que embora me apertasse o coração vê-los tão desprotegidos, senti que eram fortes e senti um estranho alívio e até uma certeza de que vão crescer bem (à sua maneira).


PS - A maior parte das fotos foram tiradas de soslaio para os apanhar desprevenidos...

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Cabo Verde - Ilha do Fogo

Decidimos ir passar um dia à Ilha do Fogo e visitar o famoso vulcão que lhe dá o nome. Partimos bem cedinho e fomos neste passarinho com hélices ;D

Quando lá chegámos fomos tomar o pequeno-almoço para degustarmos o café, o queijo de cabra e o doce de papaia da região. Depois passeámo-nos pela capital, São Filipe, onde a presença portuguesa é muito evidente. As antigas casas coloniais, chamam-lhes sobrados, estão a ser restauradas. Muitas são agora restaurantes, bares, hotéis, mas a fachada tem de ser mantida.

A Ilha do Fogo é também conhecida pelas praias de areia preta. Esta areia é também bastante utilizada no artesanato local.

A caminho do vulcão passámos por muitas plantações: banana, caju, papaia, manga, couves, feijões, etc. O solo é bastante fértil ao contrário da Ilha do Sal que é árida e onde nada cresce.

Podemos encontrar também um famoso baobá pelo caminho. Estas árvores vivem imensos anos e têm um grande significado para a cultura africana.

Chegados ao vulcão não podemos esconder o entusiasmo e o respeito pela mãe natureza.


Esta imagem, que alguns dizem que se assemelha com a Virgem Maria, foi um fenómeno natural e não feito pelo homem. Achei bastante interessante :-)


Existem duas aldeias, com cerca de 1200 pessoas no total, na cratera do vulcão. É estranho mas é África! Fomos almoçar a uma dessa aldeias e comemos uma das melhores cachupas de sempre!! E um peixe no forno de chorar por mais!!

Fomos ainda visitar as vinhas e a cooperativa lá do sítio e trouxemos um vinho doce, semelhante ao Porto, de produção manual. Este foi comprado a uma senhora que vive na aldeia e chama-se Manecon. Aparentemente, Cabo Verde tinha uma grande produção de vinhos e competia com Portugal até que o nosso querido Marquês de Pombal decidiu destruir toda a vinha pois não queria cá competições!


Regressámos ao Sal ao final da tarde com os olhos cheios de paisagens únicas, com a barriga cheia de sabores puros, simples e deliciosos e com um sorriso de orelha a orelha. Recomendo vivamente pois vale muito a pena!!!

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Cabo Verde - Ilha do Sal

Fomos para a Ilha do Sal e ficámos num resort perto de vila de Santa Maria.


Tínhamos uma praia privada e uma série de piscinas, algumas com water bar e jacuzzi. Havia também vários restaurantes e alguns temáticos e optámos por experimentar o africano e o cabo verdiano. Ai a cachupa!!! E o tamanho dos mexilhões!!!


Pela praia podíamos ir a pé até Santa Maria. O caminho era fantástico e fomos pelas dunas e regressámos pela beira-mar :-)

A ilha é bastante ventosa e por isso muito procurada para kite e windsurf.


Santa Maria é uma pequena vila com algum comércio, restaurantes, bares e um mercado de peixe african style.

Fomos também fazer um passeio de 4x4 pela ilha e descobrir alguns recantos que valem a pena ser explorados:

Murdeira

Palmeira - vila pescatória

Buracona

Pedra Lume (salinas)

Tomámos um banho nas salinas e a experiência foi única. É incrível como o nosso corpo flutua e a água é muito quentinha pela actividade do vulcão. Adorei!!!
Só vos aconselho a não tentar mergulhar de olhos abertos pois o sal arde imenso. Perguntem ao Homer ;D

Férias

Fartos do frio, dos dias curtos e cinzentos e da neve, partimos rumo a Cabo Verde para uma semana de férias. O objectivo era apanhar sol na moleirinha, descansar, namorar, descansar, passear e descansar mais um pouco.
Posso confirmar que os objectivos foram alcançados!!!


As gentes são super simpáticos, a comida é excelente e o ambiente propício ao tipo de férias de que estávamos sedentos. Viemos com baterias recarregadas!!! Embora com pouca vontade de voltar a vestir sobretudos e calçar botas ;D


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

8 anos


Os votos de então continuam a ditar a vida que vamos construindo ao longo do tempo. O amor que nos uniu cresce e adquire uma maturidade maior com o passar dos anos.
Oito anos parece tanto tempo e ao mesmo tempo passaram tão depressa :-) Muitas experiências, muitas aventuras, algumas adversidades e desafios, muita risada, muito choro também... O respeito, o carinho, a admiração e o apoio têm sido uma constante inquestionável e é a isso que eu chamo felicidade...

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Manto branco


Parece que os senhores da meteorologia acertaram ;-) E as minhas pequenas vizinhas da frente parecem estar super contentes a fazer o seu boneco de neve!
Eu estou super ansiosa pois tenho um voo amanhã de manhã e não quer mesmo nada que seja cancelado... Fingers Crossed!