sexta-feira, 29 de outubro de 2010

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O Paraíso das Letras


Uma das coisas que me marcou da primeira vez que visitei Londres em 99 foi a quantidade de gente que lia no metro. Em Lisboa não via assim tanta gente a abrir os seus livros durante estas curtas viagens. Rapidamente percebi que o preço dos livros e a quantidade de edições paperback disponíveis muito contribuíam para os hábitos de leitura deste povo.
Por aqui há sempre promoções no que diz respeito a livros. A escolha é grande e facilmente se encontram livros recentemente lançados a preços muito simpáticos. Depois, há toda uma cultura de reciclagem: ora se oferecem os livros já lidos a instituições de caridade, ora a amigos ou conhecidos que ainda não tenham feito. É muito comum encontrar uma prateleira com livros oferecidos no supermercado, ou nos correios, sendo que podemos levar o livro que quisermos em troca de um donativo.
Nas lojas de instituições de caridade, como a Cancer Research, British Heart Foundation ou Oxfam, podemos também encontrar livros em segunda mão por valores simbólicos. A Oxfam tem lojas inteiras só dedicada a livros: todos em segunda mão, todos em bom estado, a partir de £1.99. Aqui em Harpenden há uma e, para mim, é a loucura!!!
Hoje durante o meu intervalo no trabalho saquei do meu livrinho e ali fiquei a saborear umas páginas. Chamaram-me de geek... Com muito gosto ;))

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Berries







É impressionante ver, nesta altura do ano, as árvores à beira de qualquer estrada carregadas de amoras, mirtilos, etc. Ir a qualquer lado com o Homer implica que ele pare para as colher e as vá comendo pelo caminho. Para além de demorarmos muito mais tempo a chegar a qualquer lado, ele chega ainda de lábios e língua roxos ;p

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Surpresas matinais


Noutro dia pareceu-me ver uma raposa a atravessar a estrada mas dada à hora da madrugada e o facto de ver mal de noite pensei que deveria ter sido impressão minha. Ontem ao sair de casa para o trabalho vejo outra mesmo na minha rua enquanto caminhava para o carro!
É engraçado ver que a vida selvagem ainda é bastante vasta aqui pela cidade. Ele é esquilos por todo o lado, pássaros, garças e raposas! E que grandes que elas são ;)

PS - Hoje quase que chegava atrasada de manhã pois tive de andar a raspar gelo do pára-brisas, bbbbrrrrr. Isto promete....

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Cada terra tem seu uso...


Apesar de sermos todos europeus é inevitável algumas diferenças de comportamento, hábitos e costumes. E embora só esteja na Inglaterra há 3 meses noto já alguns costumes que me causam certa estranheza:
- Abrir 4 ou 5 pacotes de açúcar (não estou a exagerar!) ao mesmo tempo e despejá-los na chávena ou caneca de café com leite
- Tomar o pequeno-almoço às 5 da manhã acompanhado de um pint de Guiness
- Colocar pimenta preta em tudo o que é comida! Mesmo sem antes prová-la. Esta obsessão com a pimenta vai ao ponto de eu não conseguir encontrar croutons no supermercado sem pimenta...
- Tratar toda a gente por "love"

domingo, 17 de outubro de 2010

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Quando o despertador toca às 3:00


Tenho uma conversa semelhante comigo mesma ;)

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Do politicamente correcto


Os ingleses são mestres do politicamente correcto e chegam até a levá-lo a extremos ridículos com medo de ferir susceptibilidades. É claro que considero importante a sensibilidade, o respeito e a boa educação mas como se costuma dizer quanto mais nos baixamos mais se vêem as cuecas... (Mas isto daria muito pano para mangas ;p)
Por cá eles têm uma legislação chamada Equal Opportunities que protege os cidadãos contra discriminação por raça, sexo, orientação sexual, religião, idade e/ou deficiência. Ora, é claro, que não podia estar mais de acordo. Contudo, temos de estar a responder a estas questões constantemente em tudo o que seja documento ou processo oficial, desde tirar o número de contribuinte, a concorrer a um emprego, etc.
O mais engraçado é que em relação à raça as opções, entre outras, são White-British; White-Scottish; White-Irish; etc. e só depois White-Other, categoria na qual naturalmente me enquadro. Esta distinção faz-me lembrar um amigo português que nasceu em Moçambique e que conta que lá eram apelidados de "brancos de segunda" por terem nascido em África ;))
E muitas vezes em relação ao sexo também há três opções: Male; Female; e Undisclosed. Afinal de contas, a tradição já não é o que era, LOL

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Regresso às aulas


Ontem recomecei as minhas aulas de Qi Gong. Digo recomecei pois há muito tempo que deixei de praticar por preguiça e falta de motivação, em especial depois de uma experiência traumática com um professor holandês que não jogava com o baralho todo...

O professor é irlandês e apesar da sua vasta experiência é muito prático, pragmático e não perde tempo com bullshit. Aprendi coisas que nunca antes me tinham explicado e gostei bastante.
Agora, resta saber se haverá motivação e força de vontade para fazer as práticas diárias sozinha. É que é sempre nesta fase que a porca torce o rabo e que a impaciência tende a ganhar à persistência. Pelo menos sei que vou tentar ;)

domingo, 10 de outubro de 2010

Give peace a chance!!!


Mais uma vez, os senhores do Google em grande estilo ;)

sábado, 9 de outubro de 2010

"A Febre de Sábado"


E porque nunca devemos perder a capacidade de nos reinventarmos...

Bom Fim-de-Semana!!!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

UK Impressions












Pelos olhos da Sus e do V.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Visitas


Quando vivemos longe temos o privilégio de poder receber em nossa casa aqueles amigos do coração que nos aquecem a alma. Estes últimos dias pude desfrutar da companhia de dois amigos de uma vida, daqueles que trazem sempre ao de cima o melhor que há em mim :)
Foi muita a conversa, a galhofa, o passeio, sempre acompanhados pela gargalhada que surge com tanta facilidade! O coração ficou mais quentinho mas as saudades começam a crescer a partir do momento em que rodo a chave na fechadura e encontro a casa vazia e silenciosa...

Amei estas dias convosco :) Até já, meus queridos!