quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Sydney - 1 Ano Depois

 

   Ontem fez um ano que me mudei oficialmente para Sydney. Não foi uma mudança ansiada, foi sim uma mudança fruto de circunstâncias e motivos profissionais. Contudo, encarei esta mudança como mais uma aventura, como mais uma oportunidade de conhecer novos locais e pessoas, e como mais uma etapa no meu crescimento pessoal (nos mais diversos sentidos).
   Ao fim do ano o balanço é, sem dúvida, bastante positivo!
   A pergunta que mais me têm feito ao longo deste ano é se gosto mais de viver em Sydney ou Brisbane e a minha resposta tem sido invariavelmente 'não sei ainda...'. E essa é a mais pura verdade! Se por um lado já me sentia "enturmada" em Brisbane e já conhecia a cidade, por outro lado o sentimento de descoberta depressa se desvaneceu. Apesar de adorar a calma da cidade por vezes tornava-se aborrecida. Em Sydney senti-me perdida, as constantes multidões foram um ataque a todos os meus sentidos e o reencontro com a poluição, ruas mais sujas e mendigos foi um choque. Mas sentir o ritmo de uma cidade onde há programas novos todos os fins-de-semana, imensos locais para descobrir, espectáculos e exposições durante todo o ano tem sido uma lufada de ar fresco.
   Em Brisbane é praticamente verão o ano todo mas em Sydney o inverno é frio. Até tivemos de comprar um aquecedor, lol. Contudo, em 30 minutos estou em qualquer praia enquanto que em Brisbane demorava 1 hora e um quarto.
   Em Sydney voltei a andar de transportes o que por vezes é uma seca mas aproveito as viagens para ler o que tem sido excelente. O carro fica mais dias fechado na garagem mas voltámos a andar de mota e a gozar da liberdade que isso nos proporciona.
    Em Brisbane deixei amigos novos, um grupo super bem disposto que se juntava muitas vezes e que se entreajudava em tudo. Em Sydney vivo perto da minha querida amiga A. e dos seus pais que nos fazem sentir parte da família. E tenho a sorte de termos começado também a fundação onde novas amizades se irão decerto cimentar.
   Por serem cidades tão diferentes, que me trouxeram riquezas distintas, não consigo responder qual das duas gosto mais. Gosto muito das duas!
   Imagino que o próximo ano em Sydney vai ser repleto de descobertas ao meu tempo que nos iremos sentir cada vez mais em casa. Sei que este é o local certo para nós, neste momento, e sinto que, embora tenhamos dado muitas voltas até cá chegar, esta cidade estava à nossa espera :-)